Uma equipe técnica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) iniciou, nesta quinta-feira (18), um intercâmbio de experiências e aprofundamento do conhecimento sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) na Educação do Piauí. O Estado foi o primeiro território nas Américas a implementar o ensino de IA na Educação Básica, tendo o ineditismo reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Entre os objetivos principais da visita, que segue até sexta-feira (19), estão o aprendizado sobre a metodologia de implementação e a estrutura dos conteúdos; a análise de como a IA está sendo utilizada para potencializar a aprendizagem dos estudantes piauienses; o conhecimento da formação dos educadores preparados para atuar com a IA em sala de aula; e a compreensão de como a educação em IA se conecta com o fomento de polos de tecnologia e a criação de oportunidades para os jovens.
“É fundamental que estejamos alinhados às novas possibilidades de ensino e aprendizagem. Neste contexto, a oportunidade de compartilhar experiências com um Estado que ocupa posição de vanguarda na utilização da IA, com certeza representa um passo significativo para o fortalecimento e o aprimoramento de nossas metodologias e conteúdos sobre o tema”, destacou o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Ezequiel Westphal.
Já o assessor especial para Inteligência Artificial da SEC, Iuri Rubim, destacou como o Piauí conseguiu uma rede de aprendizado a partir do uso da IA na Educação. “É impressionante como essa estratégia é aderente ao projeto de desenvolvimento do Estado e a visão de futuro ligada à economia do conhecimento”.
Ainda fazem parte da equipe da SEC a diretora-geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), Vânia Almeida; a diretora de Inovação e Tecnologia do IAT/SEC, Carla Aragão; a diretora de Formação do IAT/SEC, Camila Amorim; e a coordenadora de Soluções de Softwares e Dados da SEC, Marla Dore, além da assessora especial do gabinete da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Diana Sampaio.
Fonte: Ascom/SEC