ENTRETENIMENTO

Bahia busca tricampeonato nacional seguido de boxe cadete e juvenil em São Paulo | SECOM

Com a Bahia no ringue as expectativas sempre são altas e não vai ser diferente nos Campeonatos Brasileiros de Boxe Cadete e Juvenil (masculino e feminino). A disputa começa na cidade de São Paulo na próxima segunda-feira (22), e segue até sexta-feira (26). Os 19 nomes selecionados para representar o estado viajam no domingo (21), com passagens aéreas concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

O presidente da Federação de Boxe Olímpico e Profissional do Estado da Bahia (BoxeBahia), Afonso Nunes, mantém tom positivo sobre o resultado esperado para o torneio, mas ressalta que a competição é mais difícil a cada ano. “As outras equipes estão cada vez mais vindo melhor preparadas. Esse ano a luta vai ser boa e nós vamos ter que nos superar para manter a hegemonia do boxe da base 2025”, afirma.

Entre os fatores que pesam contra a Seleção Baiana está a renovação nos cadetes masculinos,  que em grande maioria estão indo pela primeira vez para o torneio. Dos sete convocados, cinco participam pela primeira vez da competição. Porém, ainda assim são esperadas diversas medalhas do time da Bahia até pela participação neste ano de atletas que competiram no ano passado no evento e garantiram lugar no pódio.

Esse é o caso de Elissandra Borges, Jamille Almeida e Maicon Gabriel que levaram o ouro e de Fauana Coelho e Jean Carlos que alcançaram a prata. A competição é vista como de fundamental importância para o boxe baiano manter sua hegemonia, segundo Afonso, mas também para que os atletas conquistem grandes resultados e alcancem a Seleção Brasileira de Base e, mais tarde, a Seleção Olímpica Permanente. O resultado também é considerado para pleitear apoio nos programas de incentivo esportivo do Governo do Estado.

Importância do apoio de transporte 

Após os atletas terem viajado para o torneio de ônibus na edição de 2022, Afonso reparou que o cansaço da viagem afetou no rendimento dos atletas. Desde então, o suporte da Sudesb para a competição nacional tem sido com passagens aéreas e a resposta dos beneficiados com medalhas e a vitória nos torneios em 2023 e 2024. Por isso, o presidente da Boxe Bahia celebra a manutenção do apoio de transporte.

“É um apoio fundamental para a obtenção dos melhores resultados. Com as passagens aéreas o resultado tem sido sensacional, então agradecemos o apoio da Sudesb, que é fundamental para a classificação dos nossos atletas”, afirma Afonso.

Fonte: Ascom/Sudesb