O Governo do Estado realizou, na quinta-feira (11), a entrega oficial dos dois primeiros certificados do Susaf Bahia, nos Territórios Sisal e Chapada Diamantina. Agora, os produtos das agroindústrias familiares, com Selo de Inspeção Municipal (SIM), podem ser comercializados em todo o estado, ampliando oportunidades no campo e garantindo alimentos com mais qualidade e segurança.
A certificação foi entregue a granjas de ovos de Candeal e Itaberaba. Uma iniciativa da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab/Seagri) e consórcios públicos.
“Um momento histórico”, definiu o diretor da Adab, Paulo Sérgio Luz, que assegurou o cumprimento dos padrões sanitários rigorosos. “Temos a certeza absoluta de que esse trabalho, que está sendo desenvolvido por todos esses agentes, daqui a um ano, resultará no entrega do selo a centenas de empreendimentos, gerando trabalho, renda e o desenvolvimento dos municípios e das agroindústrias familiares”, vislumbra o gestor, mostrando ainda a possibilidade de comercialização interestadual e também internacional, com o cadastramento junto ao SIE, SISBI e SIF.
Vale ressaltar que o Sistema Susaf assegura padrões sanitários rigorosos e dá visibilidade a produtos que carregam identidade, cultura e o cuidado de quem produz com dedicação. Ao adquirir esses produtos, os consumidores incentivam a permanência das famílias no campo e contribuem diretamente para o desenvolvimento da economia local.
Para o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, ter um time na Adab que acredita na agricultura familiar, é um diferencial. “Temos que desconstruir essa visão histórica de órgão de controle do Estado, que apenas pune. A Adab, hoje, é parceira da produção de alimentos na Bahia e temos muito orgulho de caminharmos juntos”.
Para a proprietária da Granja Avícola São José, em Candeal, Manuela Mendes o selo é a garantia de que a produção é segura, auditada e cumpre todas as exigências legais. ”É a certeza da conquista de novos mercados e da confiança do consumidor”, avalia. “Sempre atuamos com responsabilidade e segurança. A certificação valida tudo isso e abre portas para que nossos produtos cheguem a outras cidades, conquiste novos mercados”, complementa André Luis Fraga, proprietário da Unidade de Beneficiamento de Ovos Caipira, São Luís, em Itaberaba.