Atletismo, ginástica artística, natação, tênis de mesa e tiro com arco estão no primeiro bloco da competição.
Após a cerimônia de abertura realizada na noite desta quarta-feira, 10, a equipe da Bahia inicia as disputas da edição de 2025 dos Jogos da Juventude 2025 nesta quinta-feira, 11, com as modalidades de atletismo, ginástica artística, natação, tênis de mesa e tiro com arco, em Brasília, capital federal. Ao todo, são 44 estudantes que disputam a primeira etapa que segue até o dia 14 de setembro, com jovens de 15 a 17 anos de escolas públicas e particulares de todo o estado em busca da tão sonhada medalha.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), garante a todos os participantes – atletas, professores e dirigentes – os uniformes de viagem e passagens aéreas. Ao todo, serão 172 estudantes-atletas que irão representar o estado baiano nesses 16 dias de jogos, divididos e três etapas.
“É um importante incentivo ao esporte escolar baiano que o Governo do Estado reforça ano a ano para que o sonho desses jovens em se tornar atletas se torne realidade. É uma experiência e uma oportunidade únicas para esses estudantes atletas de escolas públicas e particulares participar da principal competição nacional na sua idade e seguir o caminho de outros atletas olímpicos que passaram por aqui. O esporte baiano cresce com a participação da Bahia neste evento”, comenta Vicente Neto, diretor-geral da Sudesb, presente na cerimônia de abertura.
Programação – As disputas iniciam nesta quinta-feira, 11, com o atletismo, a natação, o tênis de mesa e o tiro com arco. As provas de atletismo acontecem na pista de atletismo da Universidade Nacional de Brasília (UNB), com destaque para a ampla participação de 21 baianos em provas de track (pista), como corridas de 100m, 400m e 110m com barreias nos naipes masculino e feminino; e de field (campo), como salto em altura, salto em distância, arremesso de peso e lançamento de disco.
Também presente na cerimônia de abertura, como porta-bandeira, Samuel Ferreira, de Remanso, no norte do estado, e com 16 anos, comenta as expectativas para seu segundo Jogos da Juventude. “Muito feliz em estar novamente aqui com meus colegas, mostrando a força do atletismo no norte do estado. Vou disputar as semifinais e possivelmente as finais em busca da medalha hoje na prova dos 100m. Eu quero correr abaixo dos dez segundos”, conta.
A natação também é uma grande referência baiana tanto nos Jogos da Juventude, como nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), nos últimos anos, sendo destaque, com 19 medalhas nos JEBs 2024, em Recife, Pernambuco. Neste ano, as disputas continuam forte já a partir desta quinta-feira, 11, no Complexo Aquático Cláudio Coutinho, com provas que podem trazer medalhas, como os 400m de Pedro Mattos, atleta apoiado pelo programa FazAtleta, do governo do estado, que também compete em outras provas ao longo dos dias. Dos 16 nomes da delegação deste ano, Paula Silva também é contemplada pelo programa.
Já as provas do tênis de mesa e do tiro com arco acontecem no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), local do Centro de Convivência dos Jogos da Juventude 2025 (CCO). No tênis de mesa, quatro nomes de Salvador estarão disputando as provas masculinas, femininas e mista, enquanto Luan Silva é o grande nome que traz boas expectativas no tiro com arco. A delegação baiana é completa com as jovens soteropolitanas Yasmin Cerqueira e Lara de Almeida na ginástica artística, que começa nesta sexta-feira, 12, no Parque da Cidade – Pavilhão.
Delegação Baiana – Nesta edição, a delegação da Bahia será representada por um total de 191 pessoas, sendo 172 competidores, que viajam divididos em três grupos: primeiro no dia 09 de setembro; segundo no domingo, 14; e terceiro no dia 20 deste mês. O bloco dois contará com 54 atletas (águas abertas, basquete, futsal, triathlon, vôlei de praia e wrestling), dez técnicos e quatro oficiais, enquanto o terceiro bloco encerra a participação baiana com 74 atletas (badminton, ginástica rítmica, handebol, judô, taekwondo e voleibol), 11 técnicos e três oficiais.
Dentre as 17 modalidades com baianos, 24 cidades da Bahia estarão representadas, com Abaíra, Casa Nova, Castro Alves, Cruz das Almas, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Itacaré, Jacobina, Jaguarari, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mata de São João, Nova Viçosa, Pojuca, Porto Seguro, Remanso, Salvador, Seabra, Serrinha, Uruçuca e Várzea Nova.
A experiência é única, como conta Ayla Rayane, 17 anos, do atletismo e de Juazeiro, que, ao chegar no CCO, ao contemplar itens de atletas olímpicos, como o collant usado por Jade Barbosa no bronze dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. “Não consigo explicar direito o que estou sentindo. Entrar e dar logo de cara com parte da história olímpica do nosso país é bem emocionante”.
Jogos 2025 – A competição nacional será disputada por cerca de 4.700 jovens atletas de todo o país – número recorde do evento – em 33 instalações esportivas (13 instalações simultâneas e 16 locais de competição). A realização dos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025, organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), conta com mais de 40.000 diárias de hospedagem, cerca de 70 mil refeições, mais 13 caminhões de material que carregam mais de 130 toneladas, além de mais de sete mil pessoas envolvidas,
As 20 modalidades que serão realizadas nesta edição dos Jogos da Juventude até o dia 25 de setembro, são: águas abertas, atletismo, badminton, basquete, ciclismo, esgrima, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, remo virtual, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, vôlei de praia, voleibol e wrestling. Todas as modalidades também serão transmitidas pelo canal do Time Brasil no Youtube e pelo Tik Tok Time Brasil.
Entre os nomes que passaram pelos Jogos estão as campeãs olímpicas Beatriz Souza e Sarah Menezes, ambas do judô, e Duda Lisboa, do vôlei de praia; os medalhistas olímpicos Alison dos Santos “Piu”, Caio Bonfim e Rosângela Santos, do atletismo; Mayra Aguiar, William Lima e Larissa Pimenta, do judô; Fernando Scheffer, da natação; Ana Cristina Souza, Roberta Ratzke, Rosamaria Montibeller e Carolana, do vôlei; além de Rodrygo, jogador da seleção brasileira masculina de futebol e do Real Madrid.
Ascom Sudesb