Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS
Texto: Nilson Marinho/ Secom PMS
Mais 100 famílias de Fazenda Coutos tiveram seus imóveis requalificados pelo Morar Melhor, programa da Prefeitura de Salvador que garante dignidade e segurança a quem sofre com moradias em condições precárias. O ato de entrega ocorreu na noite desta quarta-feira (3), com a presença do prefeito Bruno Reis e de outras autoridades municipais.
Esta foi a quarta vez que o programa chegou ao bairro, alcançando a marca de 1.711 casas beneficiadas. Entre as melhorias realizadas estão reparos em telhados, reboco, pintura, troca de portas e janelas, instalação de sanitários, pisos e outras intervenções.
Durante a solenidade, o prefeito lembrou que o Morar Melhor é destinado a famílias de baixa renda, com rendimento mensal de até três salários mínimos e inscritas no Cadastro Único. A prioridade é para lares chefiados por mulheres, idosos, pessoas com crianças com deficiência ou em situação de vulnerabilidade social.
“Esse programa é tão importante porque transforma cada residência em um lugar digno, aconchegante e seguro, como nesta noite de chuva. Sei que, no caso de muitas famílias, não sobra dinheiro para reformas, ainda mais hoje com o preço dos alimentos, dos remédios e o custo de vida tão alto. Muitas mal conseguem sustentar a casa, quanto mais pintar, trocar telhado ou fazer banheiro”, comentou o prefeito Bruno Reis.
Entre os contemplados desta etapa estão os irmãos Leci Xavier, 27 anos, e Paulo Xavier, 15. O sonho de ver a casa reformada era da mãe deles, Elieusa Santos, que faleceu há apenas dois meses, aos 58 anos.
Antes da intervenção, a residência apresentava condições críticas: o telhado deixava entrar mais água do que protegia, as paredes tinham infiltrações e a rede elétrica oferecia riscos. Elieusa chegou a acompanhar o início da obra e sua maior preocupação era justamente com o telhado.
“Minha mãe ficava nervosa em dias de chuva. Tinha que colocar baldes em cima da cama, no quarto dela, na sala, em todos os lugares. Teve uma época em que parte do telhado quase desmoronou. O cupim comeu a madeira”, recorda Leci.
A reforma incluiu troca do telhado, renovação da fiação elétrica, reboco, pintura, instalação de portas e janelas novas, além da recuperação do banheiro e da área de serviço. Hoje, a residência conta com dois quartos, sala, cozinha e área totalmente recuperados.
“O sonho da minha mãe era ver a casa dela pronta. Ela trabalhou e batalhou muito para isso, mas, infelizmente, partiu antes de realizar. É bom e, ao mesmo tempo, ruim. Bom porque hoje temos a casa pronta, mas ruim porque queria que ela estivesse aqui. Eu sei que ela estaria mais empolgada do que eu, com certeza. Mas também sei que, de onde ela está, está feliz da mesma forma”, disse Leci emocionado.
Para Bruno Reis, a história dos irmãos foi uma das mais marcantes que já conheceu ao longo do programa. “De todos os depoimentos que já ouvi no Morar Melhor, sem dúvida este foi o mais emocionante. A vida me tornou, por vezes, um homem de coração mais duro diante das perdas, mas, mesmo sendo sensível e afetuoso, dificilmente me abato. No entanto, ao ouvir as palavras de Leci, ao ver as lágrimas do seu irmão, não tive como não me emocionar”, destacou.
O secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos, lembrou que a meta inicial era chegar a 60 mil casas reformadas ainda neste segundo semestre. O número já foi ultrapassado.
“Hoje já ultrapassamos 60 mil famílias beneficiadas. É uma iniciativa que transforma vidas sem que as pessoas precisem mudar de endereço, como diz o nosso slogan. Cada vez que participamos de uma inauguração, nos emocionamos com histórias como a de Dona Elieusa, que chegou a ver o início da obra, mas não o fim. Mesmo assim, partiu feliz, porque sabia que o sonho que ela projetou para a família estava sendo realizado”, finalizou Luiz Carlos.
Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/morar-melhor-requalifica-casas-em-fazenda-coutos/ .