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Estratégias da SEC fortalecem aprendizado na rede estadual | SECOM

Nesta segunda-feira (1º), a rede estadual de ensino da Bahia deu início a terceira unidade do ano letivo com ações voltadas à Gestão da Aprendizagem. Entre elas estão o Regime de Progressão Parcial (RPP) e a Recuperação Paralela (RP), estratégias da Secretaria da Educação do Estado (SEC) que oferecem aos estudantes uma nova oportunidade de avançar nos estudos. As iniciativas incluem atividades de reforço, tutoria e acesso a materiais pedagógicos elaborados especialmente para apoiar o processo de aprendizagem.

Com a RP, o estudante pode retomar conteúdos e habilidades que ainda não foram consolidados durante o próprio andamento da unidade letiva. Se o aluno perder alguma matéria no fim da unidade, ele pode participar de aulas de reforço dos monitores do Mais Estudo e, assim, avançar, sem ter que esperar a recuperação final. Já o RPP é um direito que permite ao estudante avançar para o ano seguinte mesmo sem ter recuperado o conteúdo de matérias específicas, já que a SEC oferece um plano de recomposição progressivo para suprir as lacunas de aprendizagem.

Em toda a Bahia, em 2024, 63% dos estudantes foram aprovados com as ações de recomposição de aprendizagem em mais de mil unidades de ensino, envolvendo cerca de 1.500 professores tutores. Neste ano, na primeira unidade, cerca de dez mil estudantes já conquistaram aprovação no RPP. Em setembro e dezembro serão aplicadas novas provas.

Proposta diferenciada
No Colégio Estadual Clarice Santiago dos Santos, em Salvador, o Regime de Progressão Parcial tem se consolidado como ferramenta essencial para manter o vínculo dos alunos com a escola. A iniciativa resultou em avanços significativos. Somente neste ano, mais de 60% dos estudantes em RPP foram aprovados já na primeira unidade, contribuindo para a valorização da aprendizagem e para a diminuição da evasão escolar. A professora de Língua Portuguesa e Literatura, Denilza Nonato de Jesus, acredita que tanto o RP como o RPP só melhoram o processo de ensino e aprendizagem.

Foi o que aconteceu com a estudante Kauane Gonzaga dos Santos, da 3ª série do Ensino Médio, que aderiu à iniciativa para a recomposição de aprendizagem da 2ª série em Física e Química. “Com o apoio da equipe pedagógica e das Trilhas de Aprendizagem, consegui bons resultados e, agora, vou concluir o Ensino Médio”, afirmou, se referindo à ferramenta de apoio didático que contém atividades, conteúdos e recursos, como vídeos e textos, utilizada no processo com a monitoria dos professores.

O diretor Marco César Guimarães destaca que o diferencial da escola está no sistema de acompanhamento on-line das turmas: “Este sistema funciona como um pré-Conselho de Classe, através do qual os professores alimentam um arquivo digital com dados que permitem traçar o perfil de cada turma”. Segundo ele, esses dados são apresentados em forma de gráficos, facilitando a análise no Conselho de Classe e a identificação de situações específicas. “Dessa forma, conseguimos reduzir as dificuldades e fortalecer a aprendizagem de nossos estudantes”, destaca.

Fonte: Ascom/SEC