ENTRETENIMENTO

Hospital Metropolitano recebe Masterclass sobre novas técnicas de cirurgia bariátrica | SECOM

O Hospital Metropolitano, unidade do Governo do Estado com atendimento 100% SUS, sob gestão da Santa Casa Ruy Barbosa, será palco, no dia 30 de agosto de 2025, de um evento técnico-científico inédito na rede pública estadual de saúde. Trata-se da Masterclass SADi-S & Bipartição 2025, que reunirá profissionais de diversas especialidades para realizar, discutir e acompanhar sobre novas técnicas e conhecimentos avançados em cirurgia bariátrica.

A programação inclui a transmissão ao vivo de três cirurgias através de moderna estrutura audiovisual, conduzidas pelos médicos de referência nacional, como Dr. Victor Dib e Dr. Eudes Godoy e Dr. Erivaldo Alves , além de mesas de atualização científica, debate multidisciplinar e apresentações sobre protocolos modernos de acompanhamento.

O objetivo do evento é promover capacitação prática e integração multidisciplinar, atendendo às necessidades de diversos profissionais da área da saúde, com foco especial em cirurgiões bariátricos e gerais, endocrinologistas e nutricionistas, além de residentes e estudantes da área da saúde interessados em cirurgia metabólica.

O evento é uma parceria com o Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade (NTCO) e a empresa Solí, e irá destacar duas técnicas que vêm ganhando relevância no cenário internacional: o SADI-S (switch duodenal com anastomose única) e a bipartição intestinal, procedimentos que têm sido cada vez mais utilizados no tratamento da obesidade e de doenças metabólicas relacionadas.

Referência em Saúde Pública, o Ambulatório de Cirurgia Bariátrica do Hospital Metropolitano, ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), acaba de completar um ano de funcionamento. Sob a coordenação do Dr. Erivaldo Alves, o setor conta com uma equipe multidisciplinar no ambulatório, em parceria com o Centro de Referência Estadual para Assistência ao Diabetes e Endocrinologia (CEDEBA).

Para a diretora-geral do Hospital Metropolitano, Janille Reis, a iniciativa simboliza um avanço para a rede pública baiana. “Este evento representa um marco para a rede pública de saúde na Bahia. Ao reunir especialistas de referência nacional e discutir técnicas cirúrgicas de última geração, reafirmamos o compromisso do Hospital Metropolitano em ser um centro de excelência dentro do SUS”.

De acordo com Janille, o objetivo é ampliar o acesso a procedimentos modernos e seguros, qualificando continuamente nossas equipes e transformando a vida dos pacientes. “É um orgulho oferecer, no âmbito do SUS, um espaço de inovação, ensino e integração multidisciplinar”, concluiu.

Fonte: Ascom/Santa Casa Ruy Barbosa