Estudantes da rede estadual participaram, nesta quinta-feira (28), do segundo ciclo do concurso Redação Nota 1000 Bahia, com o tema “Bahia pela paz e a garantia de direitos”. Voltado a alunos da 3ª série do Ensino Médio e equivalentes, a iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) busca incentivar a leitura, a escrita e o pensamento crítico. O certame também serve como preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A atividade é dividida em cinco ciclos temáticos, realizados mensalmente até novembro. Cada mês apresenta um tema diferente para reforçar o aprendizado e preparar os concluintes para as provas do Enem. Na primeira avaliação, no mês de julho, o tema apresentado foi “A memória como ferramenta de resgate e construção de um futuro mais justo: lições da ditadura militar”, inspirado na obra de Marcelo Rubens Paiva, “Ainda estou aqui”.
Cada redação deve conter de 20 a 30 linhas e obedecer ao gênero dissertativo-argumentativo. As correções dos textos serão liberadas ao final de cada etapa, com critérios unificados e adaptações para as modalidades específicas.
Os três melhores textos de cada ciclo, de acordo com a avaliação da SEC, serão premiados. Cada estudante só poderá ser premiado em um ciclo, prevalecendo a maior nota caso participe de mais de um. Os vencedores receberão um notebook e o certificado de reconhecimento durante o Encontro Estudantil da Rede Estadual, em dezembro. O resultado final estará disponível no site oficial da SEC (www.educacao.ba.gov.br).
Fonte: Ascom/SEC