ENTRETENIMENTO

Voluntárias relatam experiência no Dia Nacional do Voluntariado | SECOM

“A plataforma Bahia. Estado Voluntário proporcionou a minha primeira experiência como voluntária. Ao ser voluntário, você doa seu tempo e habilidades, evolui pessoalmente e aprende muito também. Acredito que todo mundo deveria buscar essa experiência para sua vida”. As palavras são da psicóloga Fernanda Freaza, que, no Dia Nacional do Voluntariado, celebrado neste 28 de agosto, tem motivos para comemorar o seu ato nobre de transformação social.

Fernanda atua no Projeto Borboletas Livres e no Instituto Rodrigo Toralles, ambos inscritos na plataforma do Programa Estadual Bahia. Estado Voluntário, dando apoio psicológico a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.

Maria Celeste Castro também é voluntária no programa através do Instituto Rodrigo Toralles. Médica e psicoterapeuta, ela vê no voluntariado uma oportunidade de apoiar e ajudar pessoas a alcançarem potenciais muitas vezes desconhecidos. “Através da educação, da saúde, da empatia podemos abrir novos horizontes para pessoas muitas vezes já sem esperança e ou incentivo”, ressalta.

O Instituto Rodrigo Toralles desenvolve atividades pedagógicas e artísticas voltadas para crianças e adolescentes. Já o Projeto Borboletas Livres tem como foco a saúde mental desse público infanto-juvenil em situação de vulnerabilidade. Ambas as instituições atuam de forma integrada com famílias dos jovens atendidos e os voluntários que fazem parte das iniciativas.

A coordenadora do Programa Bahia. Estado Voluntário, Kátia Camillo, salienta a importância de prestigiar os voluntários que doam seu tempo e habilidades em prol de uma causa. “Temos que valorizar essas pessoas especiais que deixam seus lares e seus afazeres para ajudar o próximo e servir a uma causa que envolve todos nós. São pessoas que contribuem com a sociedade, fazendo a diferença nesse mundo”, diz.

Programa Bahia. Estado Voluntário

Desde 2019, o Programa Bahia. Estado Voluntário promove a cultura do voluntariado como ferramenta de transformação social. Por meio da plataforma digital (https://www.estadovoluntario.ba.gov.br), o programa conecta cidadãos dispostos a colaborar com causas sociais e instituições que necessitam de apoio em seus projetos.

Essa solução tecnológica, administrada pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb), atua como uma ponte entre voluntários e organizações públicas ou privadas sem fins lucrativos. A proposta é simples: com apenas um cadastro, voluntários informam suas áreas de interesse e disponibilidade, enquanto organizações detalham suas demandas e projetos.

A partir desse cruzamento de dados, forma-se uma rede colaborativa que fomenta ações cidadãs em diversos territórios da Bahia.

Junte-se a essa corrente do bem!

Com mais de 28 mil voluntários cadastrados, o Programa Bahia. Estado Voluntário mostra que o espírito de solidariedade está vivo e em expansão na Bahia. Instituições que antes tinham pouca visibilidade agora contam com o apoio de cidadãos dispostos a doar tempo, talentos e afeto.