ENTRETENIMENTO

SAC emite nova carteira de identidade em escola estadual de Ribeira do Pombal | SECOM

A Equipe SAC Itinerante e o Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) levam o serviço da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) ao Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Semi Árido Nordeste II, que fica na cidade de Ribeira do Pombal, no interior da Bahia. O atendimento aos estudantes, que acontece de 8h às 17h, vai até a próxima sexta-feira (29).

A ação, realizada em parceria com a Secretaria da Educação (SEC), já passou por 15 escolas estaduais, sendo seis em Salvador; e as outras em Feira de Santana, Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim, Camaçari, Candeias, Santo Antônio de Jesus, Valença, Itaberaba e Irecê. No total, já foram realizados mais de 8,5 mil atendimentos.

Os agendamentos para o atendimento foram realizados na própria escola durante a semana de 18 a 22 de agosto. “É um projeto grandioso, que oferece um serviço de cidadania de forma facilitada e proativa dentro das unidades escolares do Estado”, explica a diretora Operacional do SAC, Nilza Rios. A expectativa é realizar 540 atendimentos em Ribeira do Pombal.

“A emissão da CIN em escolas estaduais é um projeto de grande importância para esse público estudantil, que passa a ter um documento padrão e unificado, em nível nacional,  favorecendo, assim, a inclusão e acesso dos jovens a diversos benefícios”, destaca o diretor do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), Bruno Fróes.

CIN – A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original) em mãos. Caso a certidão original esteja plastificada é preciso levar também uma cópia simples. Vale destacar que a CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.

Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento fica valendo apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão. O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados. A CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.

Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site oficial (www.ba.gov.br/administracao) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (WhatsApp) ou 0800 071 5353 (ligação de telefone fixo). A implantação da CIN na Bahia é realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), e responsável pelo IIPM, em parceria com a Saeb, através do SAC.

Fonte: Ascom/Saeb