ENTRETENIMENTO

Hospital Geral Roberto Santos recebeu delegação do Ministério da Saúde da Colômbia | SECOM

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), maior unidade pública da Bahia, recebeu, nesta terça-feira (26), uma delegação do Ministério da Saúde e Proteção Social da Colômbia. A visita técnica, articulada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), teve como objetivo a troca de experiências e o conhecimento de serviços da rede estadual.

Durante a visita, os representantes colombianos tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura de um hospital 100% SUS, os fluxos de atendimento e os serviços de saúde ofertados pela unidade, que é referência em alta complexidade no Estado. A diretora geral do HGRS, Lucrécia Savernini, destacou que o estabelecimento funciona como um complexo de saúde, reunindo serviços especializados como o Centro de Hemorragia Digestiva, Centro de Tratamento da Epilepsia Refratária, Hospital do Homem, serviço de oncohematologia, maternidade de alto risco, bioimagem, hemodinâmica, além de um ambulatório com mais de 40 especialidades, dentre outros.

Para a diretora da Associação Colombiana de Hospitais, Olga Lucía Zuluaga, a experiência foi enriquecedora. “Foi bastante agradável conhecer as diferentes áreas da instituição, onde há serviços muito bem equipados, como o de endoscopia, hemorragia digestiva e o centro de epilepsia refratária. A Bahia demonstra uma força expressiva na gestão da saúde pública, com foco na acolhida e resolução das demandas dos pacientes”, afirmou.

Lucrécia Savernini aproveitou a ocasião e apresentou um balanço do primeiro semestre de 2025. A unidade realizou mais de 80 mil atendimentos, incluindo consultas e procedimentos ambulatoriais, internações e demais setores do hospital. Destacou que foram realizadas cerca de cinco mil cirurgias e ressaltou os números expressivos do laboratório de análises clínicas, que realizou aproximadamente 830 mil exames no período.

Além da assistência, o HGRS é certificado pelos Ministérios da Saúde e da Educação como hospital de ensino, oferecendo anualmente cerca de 160 vagas para os programas de residência médica e multiprofissional.

Fonte: Ascom/HGRS