ENTRETENIMENTO

Atletas de canoagem da Bahia conquistam medalhas para o Brasil em duas competições internacionais | SECOM

Atletas de canoagem da Bahia destacaram-se em competições internacionais encerradas neste domingo (24), no Paraguai e na Itália, garantindo medalhas importantes para o Brasil e confirmando o protagonismo do estado na modalidade. Nos Jogos Pan-Americanos Júnior Assunção 2025, o Time Brasil somou seis medalhas na canoagem – dois ouros, três pratas e um bronze – todas com participação direta de atletas baianos.

Já no Campeonato Mundial de Canoagem de Velocidade, em Milão, a formação estreante nas duplas Gabriel Assunção, de Ubatã, e Jacky Godmann, de Itacaré, ficou em 4º lugar no C2 500m, com o tempo de 1:41.19s. A também baiana Valdenice Conceição encerrou em 2º lugar na Final B do C1 200m (sem disputa de medalha), com o tempo de 51.03s.  No Mundial de Paracanoagem, ainda na cidade italiana, Gabriel Paixão Porto, também de Itacaré, ficou a apenas quatro centésimos do pódio, terminando em 4º lugar com 41.37s.

Destaques do Pan-Júnior – Entre os nomes de destaque, está a jovem Lorrane Santos, 15 anos, de Ubatã, que garantiu a medalha de ouro no C1F500m, cruzando a linha em 2:12.59. Ela também conquistou prata no C2F500m, em parceria com a piauiense Maria Cunha, e bronze no C1F200m. “Foi uma prova muito intensa e estou feliz em trazer essas medalhas para o Brasil. O resultado mostra a importância do nosso trabalho diário e me motiva ainda mais para os próximos desafios”, afirmou Lorrane.

Outra conquista de medalha de ouro veio da dupla Mateus Nunes e Lucas Santos, ambos de Itacaré, campeões no C2M500m com o tempo de 2:04.46. Mateus ainda conquistou uma prata no C1M500m. “É uma sensação incrível conquistar o ouro com meu parceiro. Trabalhamos muito para esse momento. Conseguir subir ao topo do pódio no Pan Júnior é uma emoção que vamos guardar para sempre”, celebrou Mateus.

Fomento à canoagem baiana – À exceção de Valdenice, todos os atletas baianos que se destacaram internacionalmente são oriundos de edições anteriores do hoje chamado projeto social Remando em Águas Baianas, financiado integralmente pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Além de contar com todo o suporte do projeto social na sua formação técnica, os itacareenses Gabriel Paixão e Jacky Godmann, além de Lucas, recebem apoio do programa estadual Bolsa Esporte, enquanto Valdenice conta com o incentivo do FazAtleta. Ao comentar sobre o desempenho dos baianos nas duas competições internacionais, o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, falou o quanto estes resultados são importantes não somente para o Brasil, mas também para a Bahia.

“Esses atletas estão conquistando o seu espaço na Seleção Brasileira, e é muito gratificante saber que esse caminho começou em um projeto social fruto de uma política pública do governo do estado. Além das conquistas, eles abrem novas perspectivas e oportunidades, mostrando para os que estão começando que é possível sonhar alto e chegar ao topo da canoagem brasileira”, ressalta o gestor da Sudesb.

Brasileiro – Neste momento, toda a delegação brasileira já se encontra em Lagoa Santa (MG) para disputar, entre os dias 27 e 31 de agosto, o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2025, que contará com mais de 300 provas em diferentes distâncias (200m, 500m, 1.000m e 3.000m).
Resultados do Time Brasil com participação baiana:

Jogos Pan-Americanos Júnior
Lorrane Santos Souza (Ubatã) – ouro (C1F500m), prata (C2F500m, com Maria Cunha/PI) e bronze (C1F200m)
Mateus Nunes (Itacaré) – ouro (C2M500m) e prata (C1M500m)
Lucas Santos (Itacaré) – ouro (C2M500m)

Mundial de Paracanoagem – KL3 200m
1º Serhii Yemelianov (Geórgia) – 40.31
2º Miqueias Rodrigues (Brasil) – 41.29
3º Dylan Littlehales (Austrália) – 41.33
4º Gabriel Paixão Porto (Brasil) – 41.37

Mundial de Canoagem de Velocidade
C2M 500m: 4º Gabriel Assunção e Jacky Godmann (Brasil) – 1:41.19
C1M 500m: 5º Gabriel Assunção (Brasil) – 1:48.53
26.08.2025
 

Fonte: Ascom/Sudesb