Em Recife, secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE) da Bahia, Angelo Almeida, esteve presente na posse do novo presidente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Franciso Alexandre. Na cerimônia, que ocorreu nesta segunda-feira (25), o gestor representou o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues. Um dos projetos da superintendência é a expansão do transporte ferroviário na região, incluindo o trecho Salvador/Feira de Santana, na Bahia.
“A SUDENE tem a tarefa estratégica de contribuir com a construção do sonho do pleno desenvolvimento do Nordeste brasileiro. Confiamos na determinação do presidente Lula e toda sua equipe para atingirmos nossos objetivos. O governador Jerônimo está firmemente comprometido com essa construção”, afirma o gestor.
A Sudene traçou um plano de ações concretas para a melhoria de vida das pessoas. Nesse contexto, por exemplo, está em andamento um estudo sobre a viabilidade da interligação ferroviária em vários estados, incluindo o transporte de passageiros, ampliando a integração do interior com a capital e fortalecendo o desenvolvimento regional. Esse estudo está alinhado com a estratégia de desenvolver projetos para a expansão do transporte ferroviário de passageiros, como a ligação de Salvador – Feira de Santana (BA); Fortaleza – Sobral (CE), São Luís – Itapecuru Mirim (MA) e Recife – Caruaru (PE).
As ações reforçam a convicção de que o desenvolvimento do Nordeste não será obra de uma ação isolada, mas do esforço conjunto e articulado entre instituições, governos e sociedade. Cada iniciativa, seja na infraestrutura, na inovação, na produção ou na integração regional, só terá força real se for par de um projeto coletivo, que una todos em torno do mesmo propósito, o protagonismo do Nordeste.
Fonte: Ascom/SDE