ENTRETENIMENTO

Encontro Estadual do PNAE na Bahia marca lançamento de Sistema de Cotação da Agricultura Familiar | SECOM

Começou hoje (20), na Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Encontro Estadual do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), marcado pelo lançamento do Cotação Rural Bahia. Criado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) por meio da Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF/SDR), o sistema de cotação de preços agiliza e torna mais transparentes as compras de alimentos pelas escolas, aproximando produtores de novos canais de comercialização e fortalecendo a agricultura familiar no estado.

O Cotação Rural Bahia atende 21 categorias de produtos, de hortifruti, laticínios, massas e pescados, com centenas de itens cadastrados, o que facilita chamadas públicas para escolas, restaurantes e hotéis, garantindo mais eficiência e valorização da produção local.

“Aqui na Bahia, há mais de meio bilhão de reais que serão investidos no PNAE pela rede estadual. Temos um papel fundamental em canalizar esses recursos para a agricultura familiar, e o novo sistema é um passo decisivo nesse processo. Ele vai garantir celeridade, transparência e valorização da produção local, conectando escolas e produtores de forma mais eficiente”, destacou o superintendente da SUAF, Euzimar Carneiro.

A nutricionista Andréa Souza, responsável pela alimentação escolar de Cruz das Almas, destacou como o sistema vai facilitar o trabalho dos municípios. “Fico muito feliz em conhecer as possibilidades de compras da agricultura familiar através da ferramenta de cotação pública criada pelo SDR. Vamos poder fazer a cotação de forma mais ágil e transparente, melhorando as possibilidades de compra e garantindo sempre uma alimentação saudável e de qualidade para nossos alunos”, afirmou.

O encontro segue até 22 de agosto e reúne gestores, nutricionistas, conselheiros, agricultores familiares, representantes de povos e comunidades tradicionais, pesquisadores e sociedade civil, todos focados no fortalecimento da alimentação escolar. Além do lançamento da plataforma, a agricultura familiar teve destaque com estandes de produtos, degustações e atividades formativas, como palestras e oficinas sobre desafios, avanços e a valorização da agricultura familiar e da cultura alimentar de povos e comunidades tradicionais.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, a Bahia reafirma seu compromisso em fortalecer a política de alimentação escolar. “O PNAE garante comida saudável na mesa dos estudantes e abre mercado para milhares de famílias agricultoras. O lançamento do nosso sistema mostra que a Bahia segue na vanguarda, criando ferramentas para aproximar quem produz e quem consome, valorizando o território e gerando desenvolvimento com inclusão social.”

O Encontro Estadual faz parte do ciclo de eventos regionais promovidos em 2025 pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pelo Ministério da Educação, do Governo Federal, em parceria com universidades e Centros Colaboradores em Alimentação Escolar (Cecanes). Na Bahia, além do lançamento da ferramenta da SDR, o evento fortalece o diálogo entre governo, agricultores, gestores municipais e sociedade civil, qualificando a alimentação escolar em sintonia com as diretrizes de segurança alimentar e nutricional.