ENTRETENIMENTO

Rua Direta do Uruguai recebe nova iluminação LED em novo ciclo de serviços para ampliar eficiência em Salvador

Foto e texto: Ascom Dsip

A Rua Direta do Uruguai, na Cidade Baixa, está de cara nova e muito mais iluminada. A Prefeitura de Salvador, através da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), concluiu a substituição de mais de 100 pontos de iluminação em LED como parte do 2º ciclo de serviços para ampliar a eficiência do parque luminotécnico de Salvador.

Após ter concluído a modernização de toda a iluminação pública da capital, a Dsip dá início a uma nova etapa de melhorias, substituindo as luminárias que já atingiram sua vida útil. Instaladas há cerca de cinco anos, as primeiras LEDs começam a perder fluxo luminoso em função do desgaste natural provocado pelo tempo, exposição ao sol e à chuva.

Segundo o diretor de Iluminação Pública, Ângelo Magalhães, a vida útil de um LED é definida quando ocorre uma perda de aproximadamente 30% do seu fluxo luminoso. “Embora continue funcionando, a lâmpada deixa de atender às exigências de luminosidade necessárias para grandes vias. Por isso, a troca garante mais eficiência e segurança à população”, disse.

O gestor da pasta destacou o compromisso da gestão em manter Salvador na dianteira do setor. “Nosso trabalho é contínuo para garantir que Salvador seja sempre a cidade mais iluminada do país. Temos hoje o maior parque luminoso per capita do Brasil, e seguimos investindo na modernização para oferecer qualidade de vida e segurança à população”, afirmou Ângelo Magalhães.

A intervenção na Rua Direta do Uruguai levou cerca de cinco dias para ser concluída e já faz parte do planejamento de ampliação do 2º ciclo de serviços para ampliar a eficiência, que será levado a outras regiões da cidade. As novas luminárias contam com validade estimada de cinco anos, assegurando iluminação de qualidade e menor custo de manutenção para o município.