ENTRETENIMENTO

A IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial promove programação com debates, cultura e construção coletiva por justiça | SECOM

Com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, a IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (IV Conepir) começa nesta quarta-feira (20) e segue até sexta (22), no Hotel Fiesta, em Salvador. O evento, promovido pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), reunirá cerca de 800 participantes de todas as regiões da Bahia, entre delegadas e delegados eleitos, convidados, gestores públicos, lideranças sociais e representantes de povos e comunidades tradicionais.

As atividades começam ainda na tarde do dia 20. Às 16h30, será realizado o ato em celebração aos 37 anos do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN). Em seguida, haverá a leitura e aprovação do regimento interno da conferência. Logo após, será exibido o filme “1798 – Revolta dos Búzios”, do cineasta baiano Antônio Olavo, que retrata uma das mais emblemáticas revoltas negras da história do Brasil. O primeiro dia se encerra com um jantar artístico conduzido pela cantora Cha Rise, em um momento de celebração da cultura afro-baiana.

A abertura oficial da conferência está marcada para quinta-feira (21), às 9h, com a presença de autoridades das esferas nacional, estadual e municipal, reforçando o compromisso institucional com o enfrentamento ao racismo e a promoção da igualdade racial.

Na sequência, ocorre a mesa principal da conferência, dedicada ao tema central do evento, com nomes de destaque como o antropólogo Kabengele Munanga, professor titular aposentado da Universidade de São Paulo (USP) e referência em pesquisas sobre racismo e população afro-brasileira, e Maria Inês Barbosa, doutora em Saúde Pública pela USP, pioneira nos estudos sobre saúde da população negra.               
                                                                                                                                          
À tarde, os participantes se dividirão em grupos de trabalho organizados por eixos temáticos, que abordarão questões como justiça racial, reparação histórica, democracia, desenvolvimento sustentável, garantia de direitos, enfrentamento das desigualdades raciais e participação social. O dia será encerrado com uma noite cultural no Pelourinho.

Na sexta-feira (22), as atividades continuam com a retomada dos grupos de trabalho para sistematização das propostas debatidas. Em seguida, acontece a plenária final, que aprovará as diretrizes do relatório da etapa estadual e elegerá as delegadas e os delegados que representarão a Bahia na V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), marcada de 15 a 19 de setembro, em Brasília.

A IV Conepir é resultado de um amplo processo democrático e participativo, que envolveu conferências municipais e territoriais em todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia, além de etapas estudantis, temáticas e livres. Com apoio do CDCN, do Conselho Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (CESPCT) e do Conselho Estadual dos Povos Indígenas da Bahia (Copiba), a conferência estadual consolida-se como instância fundamental para o fortalecimento da democracia, da equidade racial e da reparação histórica no Estado.

Serviço

O quê: IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial – CONEPIR 
Quando: 20 a 22 de agosto – quarta a sexta-feira 
Onde: Hotel Fiesta – Itaigara, Salvador -BA

Fonte: Ascom/Sepromi