Localizada no coração do Rio Vermelho, a Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, equipamento da Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult-BA), promove em parceria com o fotógrafo e vídeo-documentarista italiano Antonello Veneri, radicado em Salvador, a exposição “Ojá- Retratos de Mãe Stella de Oxóssi” . A mostra, em homenagem aos 100 anos da ialorixá, reúne fotografias em grande formato (1m x 1,5m), que capturam momentos únicos de Mãe Stella, a mais importante autoridade espiritual do candomblé.
A exposição ficará aberta à visitação do público na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, no Espaço Caramuru, até 31 de agosto. Registrados ao longo de quase dez anos de amizade entre o fotógrafo e ialorixá “esta exposição é um diário visual da nossa amizade. Cada foto representa um capítulo dessa história”, afirma Antonello. Em 2012, Veneri produziu o documentário Folhas EnCantadas e dali nasceu uma bela amizade. “Conversávamos sobre filosofia, espiritualidade e, claro, ríamos muito. Nestas tardes não surgiram apenas boas memórias, mas também fotografias únicas” relembra o fotógrafo.
As imagens resultantes desse convívio revelam uma Mãe Stella fora do clichê da pose cerimonial: surgem retratos espontâneos, cotidianos, cheios de delicadeza e intensidade. “Seu orunkó, Odé Kayodê, significa ‘caçador de alegria’ e foi exatamente esse caminho de alegria profunda que percorremos juntos. Mãe Stella inovou também nisso” comenta Antonello.
Antonello Veneri é fotógrafo e jornalista italiano que desde 2009, vive e trabalha no Brasil, especialmente na Bahia. Colabora regularmente com a Agence France-Presse (AFP), Reuters e com a plataforma multimídia Everyday Brasil. Seu trabalho já foi publicado em veículos como National Geographic, The Guardian, El País, CNN, Washington Post, Le Monde, Libération, Folha de S.Paulo, Estadão, O Globo e La Repubblica.
Com 18 exposições individuais e inúmeras participações em mostras coletivas, Veneri construiu uma carreira de destaque na fotografia documental contemporânea.
A exposição segue em itinerância nas demais bibliotecas geridas pela Fundação Pedro Calmon, em setembro, nas Bibliotecas Anísio Teixeira e Juracy Magalhães Júnior de Itaparica. Já no mês de outubro, “Ojá- Retratos de Mãe Stella de Oxóssi permanecerá na Biblioteca Pública Thales de Azevedo e na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato. E no mês de novembro, será a culminância na Biblioteca Central do Estado da Bahia.
Exposições nas Bibliotecas Públicas Estaduais
No mês de agosto, a Biblioteca Central recebe a exposição que celebra Salvador sob o olhar de artistas com síndrome de down, Salvador Pelo Nossos Olhos é fruto do trabalho de 20 assistidos pela APAE. Também está aberta à visitação a exposição “Metamorfose dos Orixás”, na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML), A mostra da artista visual Nessa Barbosa reúne duas coleções autorais que celebram a espiritualidade afro-brasileira, a força dos corpos pretos e gordos e o poder da transformação.
A partir do dia 20 de agosto até 19 de setembro, a Biblioteca Central também receberá a Exposição Ancestralidades, com painéis africanos em homenagem aos Orixás, do artista plástico Nilson Bastos.
SERVIÇO
Fundação Pedro Calmon promove exposição “Ojá- Retratos de Mãe Stella de Oxóssi”
Quando: até 31 de agosto
Onde: Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, Endereço – R. Borges dos Reis, S/N – Rio Vermelho, Salvador
Aberto ao público
Fonte: Ascom/FPC