Foto: Sátiro Sodré / CBDA
Reportagem: Eduardo Santos / Secom PMS
Em um jogo emocionante na noite desta quarta-feira (13), na Arena Aquática Salvador, a Seleção Brasileira venceu a Nova Zelândia de virada por 10 a 9 e, pela primeira vez na sua história, se classificou entre as oito melhores equipes do Mundial Feminino Sub-20 de Polo Aquático. Agora, o septeto brasileiro enfrenta a seleção da Grécia, às 20h30 desta quinta-feira (15), também no equipamento da Prefeitura na orla da Pituba.
No início da disputa, a Seleção Brasileira abriu três pontos de vantagem. O placar foi superado ao longo da partida pelas neozelandesas, que mantiveram as brasileiras em desvantagem até o último minuto do último quarto do jogo. Foi quando o Brasil, de forma emocionante, não só empatou em 9 a 9 como marcou o gol da virada, pelas mãos de Ana Carolina Neves, que deu números finais à partida.
Ana Carolina Neves, autora do gol da virada, também foi eleita a melhor jogadora da partida (MVP, em inglês). “Tenho que agradecer ao time, que não deixou ninguém desanimar em nenhum momento. Ninguém ganha nada sozinha, e estamos todas muito felizes”.
O técnico da Seleção Brasileira, Rafael Hall, celebrou a conquista diante de adversárias mais experientes na modalidade. “Temos um time muito jovem, com uma diferença em tamanho e força para as demais equipes. Mas, em qualquer esporte coletivo, o Brasil tem uma fórmula diferente de disputar. Sabíamos que seria um jogo duro, mas, dessa vez, conseguimos superar”.
Confrontos – Durante as partidas classificatórias desta quarta-feira, a equipe de Israel foi derrotada pela Croácia, por 14 a 13; a Hungria venceu a Austrália por 17 a 12; e a Itália bateu a China por 15 a 12.
Com isso, as quartas de final, que acontecem nesta quinta-feira (14), contarão com os confrontos entre Estados Unidos e Croácia, a partir das 16h; Espanha e Hungria, às 17h30; Holanda e Itália, às 19h; Brasil e Grécia, às 20h30.
Demais jogos – Os duelos para definir quais seleções ficam entre os 13° e 16° lugares também prosseguem nesta quinta-feira (14), com as partidas entre Argentina e México, às 9h; e Canadá e África do Sul, às 10h30.
Já para definir quem fica entre 9° e 12°, se enfrentam Israel e China, às 12h; e Austrália e Nova Zelândia, às 13h30. O torneio segue até o próximo sábado (16), quando será conhecido a grande campeã.