Os alunos da rede estadual estão sendo desafiados a mostrar o que sabem. Para marcar o Mês do Estudante, a Secretaria Estadual da Educação (SEC) realiza a Olimpíada da Aprendizagem. A ação envolve a promoção de gincanas, associando diversão e aprendizado de conteúdos nas diversas áreas do conhecimento. Entre outros objetivos, a iniciativa pretende fortalecer a preparação dos estudantes para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), do Sistema de Avaliação Baiano da Educação Básica (SABE) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
As atividades propostas pela a Olimpíada da Aprendizagem são lúdicas e colaborativas, ancoradas em jogos, com atividades baseadas nos conteúdos dos Cadernos Pedagógicos – materiais de apoio à aprendizagem da SEC, elaborados para auxiliar professores e estudantes na implementação do currículo escolar.
Entre os desafios propostos, se destacam o Estação do Conhecimento; Caça ao QR Code; Matemática na Rua; Cordel do Conhecimento; Rap ou Slam da Aprendizagem; Meme Educativo; Mapa Mental Criativo; Teatro com Resolução de Problemas; e Enigmas e Jogos de Lógica.
As escolas têm autonomia para desenvolver as atividades visando aproximar o conteúdo pedagógico da linguagem do estudante, da realidade local e da cultura jovem. As avaliações serão baseadas em critérios como acerto, criatividade, participação e colaboração. Os próprios estudantes poderão atuar como jurados, estimulando a avaliação por pares, e os conselhos de estudantes (grêmios, líderes, jovens ouvidores) podem definir regras e pontuações.
Mais que um evento escolar, a Olimpíada do Aprendizado é uma celebração do protagonismo juvenil e da valorização da escola pública como um ambiente mais colaborativo e transformador
Fonte: Ascom/SEC