Foto: Bruno Concha/ Secom PMS
Texto: Ana Virgínia Vilalva e Mateus Soares/ Secom PMS
A Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) 2025 promoveu, nesta quinta-feira (7), a atividade História Musicada, com sessões às 10h e às 12h, na Casa Kaê Erê, espaço dedicado à programação infantil na Casa Amarela, no Centro Histórico de Salvador. A apresentação “Dias Sonhados por Gomes – O Desenhista da Palavra” homenageou o romancista e dramaturgo baiano Dias Gomes, figura central da edição deste ano do evento, que segue até domingo (10) com uma programação gratuita.
Com a participação de alunos da rede municipal de ensino, a atividade foi conduzida pela artista, produtora e contadora de histórias Débora Albuquerque, que utiliza a música como ferramenta narrativa. Nesta edição, o violino foi incorporado à performance, que somou ao pandeiro como recurso sonoro para contar a trajetória do autor baiano.
“Poder se apresentar para essas crianças é algo mágico, e eu falo exatamente sobre isso, sobre como as palavras podem se transformar em magia. Nossa apresentação aborda a ideia de que as palavras podem ser desenhadas, e Dias Gomes fez isso magicamente. Então, para mim, é realmente mágico, é incrível estar aqui com as crianças”, afirmou Débora.
A História Musicada integra o projeto Caminhos da Leitura, realizado pela Prefeitura de Salvador, por meio da Gerência de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura da Fundação Gregório de Mattos (FGM), com atividades voltadas para públicos de diferentes idades. A gerente da área, Jane Palma, ressaltou a importância da ação no contexto da Flipelô.
“Neste ano, conseguimos integrar o violino à apresentação. Em vez de apenas ler um livro, a criança ouve a história de Dias Gomes por meio do violino e do pandeiro, proporcionando uma nova dimensão cultural no contexto do Pelourinho. É fundamental que as pessoas, especialmente as crianças, percebam a diversidade na área cultural e musical. A arte abrange música, dança, literatura e diversas outras expressões. Portanto, o trabalho deste ano na Flipelô consiste em contar a história de Dias Gomes de forma lúdica, com novidades em ações culturais”, explicou.
Ampliando horizontes – Para Ana Cristina Rosário, gestora da Escola Municipal Santa Terezinha, no Subúrbio Ferroviário, levar os estudantes para esse tipo de atividade é uma forma de ampliar horizontes.
“É fundamental que eles possam conhecer o mundo além dos muros da escola e do seu ambiente cotidiano. Muitos vivem em realidades desafiadoras, marcadas pela violência e pelas drogas. Então, poder proporcionar a eles a oportunidade de sair do bairro, vivenciar novas experiências, apreciar cores e música, e ter uma nova perspectiva da cidade, é de extrema importância”, disse.
Quem acompanhou a apresentação ao lado dos filhos foi Isabela Silva Borges, mãe de Sailler e Saimon, ambos de 10 anos. Para ela, a experiência contribui para o desenvolvimento das crianças. “É positivo para eles, pois promovem a interação e quebram a rotina do uso excessivo de celular, o que considero não ser bom nos dias atuais. Está sendo maravilhoso, um privilégio e encantador”, contou.
Entre os alunos, a recepção também foi entusiasmada. A pequena Éster Santana, de 9 anos, moradora de Ilha Amarela, disse que “achou muito legal” e que a parte que mais gostou foi “aprender a história com música”. Já Enzo Miguel Batista de Lima, 8, morador de Santa Terezinha, seguiu a mesma linha. “Gostei muito da atividade de hoje. Achei a música muito boa e acompanhei bem o ritmo. Foi muito interessante”, declarou.
Programação – Ao longo dos cinco dias do evento, são esperadas cerca de 250 mil pessoas, que irão transitar nos espaços públicos e privados entre a Praça Municipal e o Santo Antônio Além do Carmo. A programação inclui mesas de debate, bate-papos, lançamentos de livros, saraus, recitais, rodas de conversa, oficinas, apresentações teatrais, shows, exposições de arte e uma rica programação infantil, com contação de histórias e atividades lúdicas.
A Flipelô é totalmente gratuita e deve reunir cerca de 400 escritores, sendo oito deles internacionais. A programação completa está disponível no site (https://flipelo.com.br).