Ícone do site INFORMA1

Salvador receberá projeto que promove inclusão de catadores autônomos – Prefeitura Municipal de Salvador

Foto: Joka Gueiros/ Secom PMS

Texto: Ana Virgínia Vilalva/ Secom PMS

Salvador vai receber, a partir da próxima terça-feira (20), às 9h30, uma nova unidade do Conexão Cidadã, projeto nacional voltado para catadores autônomos de materiais recicláveis. A iniciativa é realizada pela Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), com o apoio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-estar e Proteção Animal (Secis), Instituto Heineken e da Tetra Pak. O evento de lançamento acontecerá no Doca 1, no Comércio, e também reunirá parceiros e representantes da Ancat.

O projeto tem como metas mapear os territórios e trajetórias dos catadores, realizar cadastros para identificar diferentes perfis e demandas específicas da categoria, fortalecendo vínculos com os trabalhadores por meio de atendimentos sociais diretos, além de oferecer oficinas formativas que contribuam para a construção de projetos de vida.

Também vai integrar articulações com redes de assistência social e saúde, mutirões de atendimento e eventos de valorização promovidos em parceria com o poder público e a sociedade civil. Os atendimentos serão feitos, principalmente, por meio de um escritório móvel personalizado (trailer), que atua de forma itinerante por diversas regiões das cidades atendidas.

“A chegada do Conexão Cidadã a Salvador é mais um passo importante na valorização dos catadores e catadoras autônomos, que desempenham um papel essencial na gestão sustentável dos resíduos da cidade. A Secis tem trabalhado para fortalecer políticas públicas que unam inclusão social e responsabilidade ambiental. E este projeto se alinha diretamente com essa missão. Estamos felizes em apoiar uma iniciativa que reconhece esses trabalhadores como protagonistas da economia circular e da transformação urbana”, afirma o secretário da Secis, Ivan Euler. 

“Estamos construindo pontes entre esses trabalhadores essenciais e oportunidades reais de acesso a direitos, formação e cidadania. A chegada a Salvador reforça nosso compromisso com a ampliação do diálogo no Nordeste e marca um avanço estratégico da iniciativa, que nasceu como projeto-piloto em São Paulo em 2023, sob o nome Hub da Cidadania. Sua expansão nacional consolida os resultados já alcançados e amplia o impacto positivo em outras regiões do país”, afirma Roberto Rocha, presidente da Ancat.

Atuação – Lançado em 2023, o Conexão Cidadã já atendeu mais de 2 mil catadores e catadoras autônomos e segue em plena expansão pelo país.

A iniciativa está presente em oito capitais brasileiras: São Paulo, Brasília, Belém, Aracaju, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e, agora, Salvador.

Entre os serviços oferecidos estão a regularização de documentação, orientação e encaminhamentos jurídicos, distribuição de kits catador (com colete, luvas, boné, garrafa, sacola e bag para coleta), além de edições do Cine Catador e outras ações socioculturais.

Para Annemone Santos, que já foi catadora em situação de rua e hoje atua como mobilizadora do Conexão Cidadã em Salvador, a importância desta iniciativa na cidade é fundamental para a inclusão desses profissionais da reciclagem.

“Este projeto é um sonho para nós catadores pelo direito a políticas públicas efetivas e estruturantes. A expectativa é a melhor possível, de dar melhores condições aos catadores, com humanidade, especialmente aos colegas que têm a rua como meio de sobrevivência. Acredito que isso vai gerar um impacto muito grande na cidade e na vida dessas pessoas”, disse ela, que também trabalha como coordenadora do Fórum de Catadoras de Rua da Bahia.

Sair da versão mobile