Foto: Paulo Almeida/SMS
Texto: Ascom/SMS
Para garantir que a população de Salvador receba atendimento cada vez mais rápido, seguro e eficaz em casos de emergência cardiológica, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu, nesta quarta-feira (14), qualificação sobre os novos Protocolos Cardiovasculares a serem implementados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Pronto Atendimentos (PAs) da capital. A atividade aconteceu na Escola de Saúde Pública de Salvador (ESPS), no Comércio, e contou com a participação de profissionais que atuam na linha de frente dos atendimentos.
O objetivo da ação é preparar ainda mais os profissionais para reconhecer e agir com agilidade diante de situações críticas, como dores no peito, paradas cardíacas, desmaios súbitos e alterações graves de pressão arterial. Problemas estes que, quando identificados e tratados corretamente nos primeiros minutos, podem salvar vidas.
“Nosso compromisso é fortalecer a rede de urgência e emergência com protocolos claros, modernos e baseados em evidências científicas. Essa qualificação é fundamental para sistematizar condutas e estabelecer um padrão de excelência na qualidade no atendimento às principais emergências cardiovasculares”, explica a diretora da Atenção Especializada e Gestão de Insumos Estratégicos da SMS, Lucimar Rocha.
Agilidade – Se alguém chega à UPA com sintomas cardíacos, como dor no peito ou palpitações, por exemplo, o novo protocolo ajuda a equipe a identificar mais rapidamente os sinais de gravidade, realizar exames essenciais, diagnosticar, iniciar tratamento e encaminhar o paciente com segurança e agilidade para um hospital, se for necessário. Isso reduz o tempo de espera, evita complicações e aumenta as chances de recuperação.
Além da capacitação inicial, a SMS continuará promovendo encontros com os profissionais de saúde. A cada mês, será trabalhado um tipo específico de emergência cardíaca, com a construção coletiva de protocolos assistenciais práticos e resolutivos. Esses materiais ficarão disponíveis tanto em formato físico quanto em versão digital (e-book), para que os profissionais possam acessar pelo celular em tempo real durante os plantões.