Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS
Reportagem: Priscila Machado/Secom PMS
A Fundação Gregório de Mattos (FGM) está com inscrições abertas para o Chamadão das Artes Cênicas, edital que contempla propostas artísticas de Salvador nos segmentos de teatro, dança e circo, incluindo a criação de novos espetáculos, remontagem ou extensão de temporadas de shows já existentes. As propostas podem ser feitas por artistas, grupos ou coletivos até o dia 11 de junho, e precisam envolver pelo menos 10 apresentações presenciais na cidade.
A Chamada Pública 04/2025 pode ser consultada na edição da última terça-feira (13) do Diário Oficial do Município (www.dom.salvador.ba.gov.br/) e no site da FGM (https://fgm.salvador.ba.gov.br/), onde também está disponível o formulário de inscrição.
O presidente da FGM, Fernando Guerreiro, afirma que o objetivo do Chamadão das Artes Cênicas é atender profissionais do setor que tenham uma trajetória reconhecida e consolidada na cidade. “A gente já vinha sendo provocado pela classe artística, especialmente pelo pessoal ligado às artes cênicas, para fazer um instrumento específico para essas linguagens: teatro, dança e circo. Um instrumento que privilegie os profissionais com uma estrada, com um trabalho consolidado na área profissional”, explica.
Investimento – Podem participar Microempreendedores Individuais (MEIs) e pessoas jurídicas de direito privado com ou sem fins lucrativos, desde que tenham sede em Salvador há pelo menos dois anos. Cada proponente pode inscrever apenas uma proposta. Além disso, as propostas devem contemplar medidas de acessibilidade arquitetônica, atitudinal, instrumental, programática e comunicacional, de acordo com o que prevê a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
O investimento total da Prefeitura de Salvador é de R$2 milhões, sendo que cada proposta pode ser contemplada com um financiamento de até R$250 mil. O período para execução dos projetos é de 15 de outubro de 2025 a 31 de maio de 2026.
Conjunto de ações – O Chamadão das Artes Cênicas integra um conjunto de ações que irão contemplar o segmento com apoios financeiros e outros incentivos. “Nós temos uma série de outras ações ligadas às artes cênicas. Estamos com pauta gratuita nos espaços e também estamos cedendo dois espaços do Boca de Brasa para os ensaios. Faremos uma continuação do Clube da Cena, que são oficinas gratuitas de interpretação teatral para solos, a partir de clássicos da dramaturgia universal. Lançaremos ainda o projeto Grandes Mestres, no segundo semestre deste ano, que vai produzir espetáculos anualmente de profissionais das artes cênicas que já tenham uma projeção. Ou seja, é um conjunto de ações voltadas para as artes cênicas”, revela Guerreiro.