Foto: Valter Pontes / Secom PMS
A Prefeitura de Salvador iniciou, nesta quarta-feira (14), a construção de um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) modelo em Brotas, com capacidade para referenciar até 5 mil famílias em situação de vulnerabilidade. Com investimento de R$3,2 milhões, o equipamento ficará situado na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), ao lado da Defesa Civil, onde o prefeito Bruno Reis assinou a ordem de serviço para o início imediato das obras.
Além de autorizar o início da construção do Cras, o prefeito inaugurou uma contenção de encosta no viaduto localizado entre o Vale do Ogunjá e a Avenida Dom João VI, também em Brotas.
O novo Cras receberá o nome de Divaldo Franco, um dos principais líderes espíritas do país que faleceu na noite de terça (13) e ficou conhecido por sua dedicação incansável à caridade, à paz e à promoção da dignidade humana. O prefeito destacou que os centros referência voltados para o social são considerados porta de entrada para todos os serviços na área, oferecendo desde suporte psicossocial até acesso a programas e benefícios eventuais.
“Hoje, estamos buscando um padrão de qualidade em todos os equipamentos da Prefeitura para oferecer melhor serviço ao cidadão. Sabemos a importância de um equipamento como esse para a cidade. Por isso, o meu compromisso é, até o final do nosso mandato, entregar 28 Cras, sete Creas e cinco Centros Pop, todos eles em alto padrão”, reforçou Bruno Reis.
Brotas já conta, desde 2021, com uma unidade em funcionamento num imóvel locado na Rua Barros Falcão. A nova sede, quando for concluída, passará a operar em um imóvel próprio do município, tendo identidade visual, acessibilidade, plataformas elevatórias, climatização e instalações para mais conforto às famílias assistidas.
O novo Cras modelo em Brotas terá recepção, sala de inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), sala multiuso, salas de atendimentos, sala de coordenação, brinquedoteca, copa, almoxarifado, sanitários feminino, masculino e para pessoas com deficiência (PCDs), entre outros espaços.
O equipamento atenderá as seguintes áreas de abrangência: Cosme de Farias, Brotas, Bonocô, Ogunjá, Luis Anselmo, Matatu, Boa Vista de Brotas, Engenho Velho de Brotas, Saramandaia, Vila Laura, Polêmica, Baixa do Cacau, Santa Rita, Pernambués e Campinas de Brotas.
“Todas as necessidades desse projeto foram discutidas com a equipe técnica. Estamos requalificando nossas unidades, tirando de lugares alugados que estão sem condições adequadas e substituindo por outras mais modernas que ofereçam todas as condições dignas para o atendimento. Este é o terceiro Cras modelo, e chegaremos a quase dez equipamentos como esse até o final deste ano”, explicou o secretário de Promoção Social, Combate À Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães.
Contenção – O prefeito Bruno Reis pontuou a celeridade da obra de contenção entregue nesta quarta. A intervenção, orçada em R$1,5 milhão, abrangeu uma área de 200 metros quadrados e incluiu serviços de drenagem, cortina atirantada, alvenaria de pedra, revestimento em grama e recuperação do passeio.
“No domingo de Carnaval, uma chuva provocou deslizamento na parte dessa encosta, trazendo risco inclusive para o viaduto. E aí, mostramos nossa capacidade de resposta, não iniciando, mas já entregando uma estrutura como essa”, ressaltou.
O secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza, lembrou do trabalho realizado na capital baiana para proteger localidades suscetíveis a deslizamentos de terra. Atualmente, 553 encostas foram alcançadas pela gestão municipal dentro dessa estratégia. “Nesse caso daqui, é uma obra de contenção que vai proteger esse viaduto e consequentemente os transeuntes, os carros, trazendo segurança para o trânsito local”, frisou.