Ícone do site INFORMA1

Prefeitura oferece curso gratuito de audiodescrição com foco na cultura e turismo de Salvador – Prefeitura Municipal de Salvador

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Reportagem: Letícia Silva/Secom PMS

A Prefeitura de Salvador está com inscrições abertas para o Curso de Formação em Audiodescrição, com foco na inclusão e o acesso de pessoas com deficiência visual à cultura, informação e turismo da cidade. A iniciativa é promovida pela Diretoria da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) em parceria com a Fundação Gregório de Matos (FGM).

O curso acontecerá entre os dias 6 de maio e 8 de julho, sempre às terças-feiras, das 9h às 12h, na sede da FGM, na Barroquinha, com carga horária total de 40 horas. As inscrições podem ser feitas pelo link http://bit.ly/ademeventos. A formação é voltada para profissionais de diversas áreas, como professores, guias turísticos, jornalistas e gestores de redes sociais.

Inicialmente, os participantes aprenderão conceitos e técnicas de audiodescrição em sala de aula. Em seguida, realizarão visitas a diversos equipamentos culturais da cidade, como a Casa das Histórias, a Galeria Mercado, a Casa do Carnaval, o Espaço Cultural da Barroquinha, o Cine Glauber Rocha e a Praça Castro Alves. Nessas visitas, os alunos terão a oportunidade de praticar a audiodescrição, descrevendo em tempo real o ambiente para pessoas cegas ou com baixa visão.

“A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que permite que pessoas cegas e com baixa visão tenham acesso às informações ao seu redor. A Prefeitura de Salvador quer garantir que todos tenham acesso igualitário à cultura, ao turismo e à arte. Depois das aulas teóricas, nós vamos para os equipamentos culturais da Prefeitura para ensinar as pessoas a descreverem esses ambientes, ajudando não apenas pessoas cegas, mas também aquelas com autismo e TDAH, melhorando sua atenção e percepção do espaço”, explicou a diretora da Pessoa com Deficiência da Sempre, Daiane Pina.

Sair da versão mobile