Ícone do site INFORMA1

Prefeitura realiza seminário em celebração aos 23 anos da Lei de Libras – Prefeitura Municipal de Salvador

Foto: Vitor Santos/Sempre

Reportagem: Lucas Vieira/Secom PMS

A Prefeitura de Salvador promove, nesta quinta-feira (24), o Seminário Lei de Libras, em celebração pelo Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O encontro será realizado no auditório da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), na Rua Miguel Calmon, 28, 4º andar, no Comércio, a partir das 13h30.

Aberto ao público, o seminário tem inscrições gratuitas e pode receber participantes por meio do link: https://forms.gle/3wrhfqe8EMEijgQ16. O objetivo é discutir os avanços e os desafios da Lei n 10.436/2002, que reconhece a Libras como meio legal de comunicação e expressão no Brasil.

A programação do evento será voltada a todos os interessados no tema da acessibilidade comunicacional e contará com a participação de especialistas e profissionais da área, além de pessoas surdas. “Dia 24 de abril é um dia especial para a comunidade surda. É importante que todos aprendam Libras para diminuirmos a barreira da comunicação”, reforça o professor e surdo Divanildo Oliveira, um dos palestrantes do seminário.

A coordenadora de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência da Sempre, Daiane Pina, destaca a relevância do seminário. “A Lei de Libras é um marco nos direitos da pessoa surda. Este encontro serve para discutirmos o que foi conquistado e o que ainda precisamos avançar com diálogo e participação social”, relata.

Além do seminário, Salvador tem se destacado na inclusão comunicacional com iniciativas como a Central de Libras e a Central de Acessibilidade Comunicacional, ambas geridas pela Sempre. De acordo com Daiane, essas estruturas já formaram mais de dois mil servidores e registraram, apenas no último ano, mais de 27 mil atendimentos, presenciais, telepresenciais e em eventos.

No próximo dia 6, será iniciada mais uma turma de formação para servidores da Prefeitura, incluindo representantes de todas as Prefeituras-Bairro da capital baiana. “O objetivo é garantir que o atendimento acessível esteja presente em todos os territórios da cidade”, completa Daiane.

Sair da versão mobile