ENTRETENIMENTO

Prefeitura entrega três praças, casas reformadas pelo Morar Melhor e campo com grama sintética em São João do Cabrito

Fotos: Betto Jr./ Secom PMS

A Prefeitura de Salvador realizou, na noite desta quarta-feira (23), uma série de entregas em São João do Cabrito, no Subúrbio Ferroviário. Com a presença do prefeito Bruno Reis, a gestão municipal inaugurou três praças, um campo com grama sintética e entregou 100 casas reformadas pelo programa Morar Melhor.

Essa não foi a primeira vez que o programa de melhorias habitacionais esteve no bairro. Com as 100 unidades entregues nesta quarta, já são 808 imóveis reformados em São João do Cabrito, ao longo de três etapas distintas. Uma das contempladas foi a dona de casa Rosenildes do Nascimento Xavier.

Ao lado do marido, um vendedor de peixes que trabalha no Porto das Sardinhas, recentemente requalificado pela gestão municipal, Rosenildes dividia uma casa de apenas um cômodo com seus sete filhos, o mais novo com apenas seis meses de idade. Em dias de chuva, conta ela, todos precisavam se amontoar no único quarto para escapar das goteiras, já que o telhado estava em más condições, o que facilitava alagamentos.

“Minha casa antigamente tinha só um quarto. Meus filhos dormiam todos na sala e, quando chovia, molhava tudo. Não tinha banheiro suficiente, era bem pequeno. A sala alagava. A gente tinha que se apertar no cantinho do quarto”, relembra Rosenildes.

A reforma incluiu a construção de um novo quarto para os filhos, a ampliação e melhoria do banheiro, a requalificação da sala e a instalação de um corrimão, garantindo mais segurança para os moradores. A casa foi construída pelo próprio casal ao longo dos 17 anos em que vivem no bairro.

O prefeito Bruno Reis comentou sobre o ritmo intenso das obras e os avanços conquistados na atual gestão. De acordo com ele, somente nos primeiros três meses e meio deste ano, mais de 2.100 residências foram reformadas pelo Morar Melhor. Ele também lembrou as condições precárias em que vivia a família de Rosenildes.

“Essa casa tinha apenas um quarto. As crianças dormiam no chão da sala. Mas, quando chovia, molhava tudo. Ela e o marido precisavam sair da cama e colocar os meninos no quarto para dormirem. E eles, os pais, passavam a noite acordados, sem ter sequer onde se encostar para descansar, com a sala toda alagada. Nós construímos um quarto novo para as crianças e vamos colocar três beliches no cômodo. Essas crianças não vão mais dormir no chão, em colchões. Agora vão dormir em camas, com dignidade”, afirmou.

O secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos, informou que o programa, que completa 10 anos neste ano, tem como objetivo alcançar 60 mil casas reformadas em toda a capital baiana, o que representa cerca de 200 mil pessoas beneficiadas.

“Além da casa da Rosenildes, estamos entregando também um espaço de convivência, que é essa praça, que tem um significado muito grande. Porque, antes, esse espaço era um monte de lixo, o que acabava trazendo problemas de saúde para a população. Agora, é um espaço de convivência”, comentou.

Novas praças – A praça mencionada está localizada entre as ruas Noroeste e da Bandeira. O espaço ganhou mobiliário, cobertura e corrimãos, transformando-se em um ponto de encontro e convivência dos moradores. As outras duas praças ficam nas ruas do Porto e dos Buritis. Ambas receberam equipamentos para exercícios físicos, brinquedos para crianças e novos mobiliários. 

“Onde antes havia um lixão, hoje tem uma praça onde as pessoas se reúnem para celebrar aniversários, conversar, curtir a vida. É isso que uma obra pública faz: devolve ao cidadão o espaço que é dele”, comentou o prefeito.

Campo – Sobre a entrega do campo, a Arena Manguezal, situado na Rua Litoral, Bruno Reis lembrou que este foi o 74º espaço desse tipo completamente reformado e entregue à população. Ainda de acordo com ele, há, na capital baiana, 46 outros campos prontos para serem inaugurados.

“Isso aqui antes era maré, era lama, era barro. O pessoal jogava futebol no meio da lama. E agora a gente tem esse privilégio: um campo sintético de qualidade”, avaliou o morador Ademir Carvalho. “Era apenas lama, quando chovia virava um lamaçal. Agora ficou lindo, iluminado. Meu neto de 10 anos já está se divertindo com os amigos”, completou Nalva Silva, também moradora do São João do Cabrito.