Fotos: Lucas Moura/Secom PMS
Reportagem: Mateus Soares/Secom PMS
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB), realiza, neste sábado (12), em parceria com a 6ª Região Militar do Exército Brasileiro, a terceira edição do evento “Prefeitura-Bairro Vai Até Você”. A ação ocorre no Parque da Cidade, no Itaigara, até as 16h, oferecendo uma série de serviços gratuitos à população.
A programação foi iniciada com apresentação da Banda de Música da 6ª Região Militar e do Canil do 6º Batalhão de Polícia do Exército, e reúne diversos órgãos municipais, instituições parceiras e forças militares, com atendimentos nas áreas de saúde, assistência social, empregabilidade, inovação, lazer, orientação jurídica, entre outras. O objetivo foi facilitar o acesso da população a serviços essenciais, reunindo-os em um único local.
O titular da SACPB, Luciano Sandes, falou sobre a importância do evento para o acesso da população aos serviços públicos, aproveitando as comemorações pelo Dia do Exército (19 de abril). “Essa é a terceira edição dessa parceria. A gente está aqui hoje, em um sábado, um dia em que as pessoas têm a possibilidade de procurar os serviços, entendendo que deslocar uma gama de secretarias, juntamente com o Exército, para oferecer esses serviços, atende ao anseio da população. Temos seguramente mais de 40 serviços listados sendo ofertados hoje à população”, calculou o secretário.
Sandes lembrou que, para ser atendido, foi necessário apenas que o cidadão apresentasse documento de identidade, CPF e comprovante de residência, sem a necessidade de um agendamento prévio. “Já temos um grande movimento agora, mesmo com o início recente dos trabalhos”, pontuou.
Também presente na ocasião, o tenente-coronel Cleidson Vasconcelos, do Comando da 6ª Região Militar, pontuou o papel da parceria entre as instituições. “Essa ação é um evento bem relevante. Primeiramente, porque ela é uma vertente da ‘mão amiga’ do Exército Brasileiro. Então, é a hora de o Exército realmente fornecer apoio à sociedade, sobretudo ao público mais carente”, declarou.
“Logicamente, nós, sozinhos, não poderíamos fazer isso nunca — foi nesse momento que a Prefeitura entrou e, assim, unimos forças em prol da sociedade. Um dos objetivos foi justamente a escolha do evento no Parque da Cidade — um espaço onde toda a população de Salvador pudesse ter fácil acesso, para realmente receber os serviços com a melhor qualidade possível”, acrescentou o tenente-coronel.
Entre os serviços oferecidos estão consultas nas especialidades de medicina da família, ginecologia, mastologia, endocrinologia, neurologia e hematologia. Também foram disponibilizados atendimentos relacionados ao Primeiro Passo, Cadastro Único (CadÚnico), Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), Cartão SUS, marcação de consultas e exames, emissão de carteira de identidade, alistamento militar, serviços dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), além de ações como dignidade menstrual, troca de lâmpadas, reciclagem e atendimento comercial da Neoenergia Coelba.
A ação também oferece atividades educativas com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), exposição de animais silvestres da Guarda Civil Municipal (GCM), oficinas de sustentabilidade com a Caravana da Mata Atlântica, da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), além de atividades culturais e brinquedos para as crianças.
Participação – A população tem marcado presença desde cedo e aprovado a iniciativa. O comerciante Aloísio Freitas, de 57 anos, não economizou elogios à ação. “Para mim, que trabalho durante a semana, essa parceria entre a Prefeitura e o Exército, oferecendo esses serviços neste sábado, ajuda bastante. Pude aproveitar o dia de folga para resolver pendências. Trazer tantos atendimentos gratuitos para o Parque da Cidade, de forma organizada e acessível, mostra, sem dúvida, um compromisso com a população”, contou.
A autônoma Solange Oliveira, de 48 anos, também aproveitou para resolver questões pessoais. “Muita gente que não consegue resolver essas demandas no dia a dia está tendo hoje a oportunidade de ser atendida com dignidade. É o meu caso – hoje consegui tirar a manhã para tratar de minhas pendências. Estou achando tudo muito organizado, sem confusão. Estou satisfeita com o evento”, exaltou.
Para a manicure Cleilda Santos, de 55 anos, a iniciativa une praticidade e acolhimento. “Estou achando tudo muito maravilhoso. A gente quase não tem tempo de ir atrás dessas coisas durante a semana, e hoje consegui. Essa ação está de parabéns. Estou achando tudo bem organizado”, relatou.