ENTRETENIMENTO

Curso de defesa pessoal da GCM capacita mulheres para prevenção de situações de violência – Prefeitura Municipal de Salvador

Fotos: Lucas Moura/Secom PMS

Reportagem: Priscila Machado e Lucas Vieira/Secom PMS

A Prefeitura de Salvador, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), está promovendo o Curso de Defesa Pessoal para Mulheres, voltado para participantes com 18 anos ou mais. A iniciativa gratuita já está na 3ª turma em 2025 e acontece no turno vespertino na sede da GCM, na Avenida San Martin, com encerramento previsto para sexta-feira (11).

Durante as aulas, as alunas aprendem a reagir contra diversas formas de violência. A pedagoga Elisângela Corrêa, de 46 anos, contou que ficou interessada ao ver uma chamada na televisão e decidiu participar.

“Nunca tinha feito um curso assim. É gratuito, só para mulheres, e bem dinâmico. Vivemos numa sociedade extremamente violenta, então aprender a se defender é fundamental. Nosso intuito aqui não é atacar, e sim saber como agir para se desvencilhar de situações perigosas”, contou.

Ela ainda destacou o conteúdo prático e acessível. “São movimentos simples, mas que fazem toda a diferença. A gente precisa prestar atenção para aprender, e o curso nos ensina com paciência e acolhimento”, completou.

A advogada Lídia Saqueira Pinto, de 47 anos, também participou da turma e revelou surpresa com a própria capacidade de reação. “Eu me surpreendi. Não imaginava que poderia me desvencilhar de uma pessoa em cima de mim. Esse conhecimento me deixou mais segura. Toda mulher deveria aprender isso, e o melhor: não precisa de força, e sim de técnica e tranquilidade”, relatou.

O instrutor do curso e guarda municipal Sidclei Carvalho declarou que as aulas abordam técnicas voltadas justamente para os tipos de violência mais recorrentes contra a mulher. “Focamos nos casos mais comuns: facada, esganadura, tentativa de estupro, estrangulamento. Elas repetem cada movimento várias vezes para fixar e, principalmente, saber a hora de fugir”, disse.

Abordagem ampla – Além de ensinar técnicas de autodefesa, o curso promove acolhimento, informação e fortalecimento da autoestima das participantes – ao final das aulas práticas, há um módulo teórico, com debates sobre a Lei Maria da Penha, o ciclo da violência e apoio psicológico às vítimas.

“Queremos que cada mulher saia deste curso não apenas com habilidades práticas, mas também com uma nova perspectiva sobre sua força interior”, afirmou o coordenador de Ações de Prevenção à Violência da GCM, James Azevedo.

Demais oportunidades – A GCM deve realizar, até o final de abril, workshops itinerantes de Defesa Pessoal em parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a Assembleia Legislativa (Alba), além de eventos na loja Ferreira Costa e no Shopping Bela Vista, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). As participantes dos workshops poderão, inclusive, manifestar interesse em ingressar em uma turma fechada do curso. As informações serão divulgadas ao longo do ano.