Foto: Divulgação
Reportagem: Lucas Vieira/Secom PMS
A cultura das periferias de Salvador vai ganhar voz e palco com o podcast “Potências da Periferia”, uma realização da Prefeitura, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM). O projeto terá dois episódios gravados ao vivo com plateia, nesta sexta-feira (28), no Espaço Cultural da Barroquinha, e transmitido pelo YouTube.
A apresentação é da jornalista Luana Assiz e integra a programação do 8º Movimento Boca de Brasa, que acontece entre esta quinta-feira (27) e o sábado (29), no Quarteirão das Artes, com acesso livre e gratuito. O primeiro episódio, às 15h, traz o tema “O poder dos coletivos artísticos nas periferias”, com a participação de três iniciativas que transformam realidades por meio da arte.
A Cia de Teatro JÁÉ, do bairro de Valéria, será representada por Agatha Virgens, compartilhando a experiência do grupo que oferece ensino gratuito de teatro. O Ministereo Público Sound System, primeiro da Bahia, terá a presença de DJ Raiz, mostrando como a música conecta e fortalece a periferia. E, do Rio de Janeiro, o consagrado grupo Nós do Morro, criado há 39 anos no Vidigal, marca presença com o diretor do grupo, Luis Paulo Correa e Castro, destacando a importância de abrir caminhos culturais para jovens talentos.
“Na década de 1980, não havia acesso à arte dentro das comunidades. Criamos o Nós do Morro para transformar talentos locais em profissionais reconhecidos”, afirma Correa e Castro, que hoje é referência e formou artistas conhecidos do teatro, cinema e televisão.
Às 17h, o segundo episódio será dedicado ao tema “Empreendedorismo do futuro”, reunindo iniciativas que pensam sustentabilidade e desenvolvimento social coletivo. Amanda Dias, do projeto Grana Preta, falará sobre educação financeira para fortalecer comunidades. Augusto Leal, do Museu de Arte de Simões Filho (Masf), apresenta um museu a céu aberto criado para enfrentar a ausência de espaços culturais em sua cidade.
Já Bárbara Carine, fundadora da Escola Afro-Brasileira Maria Felipa, trará a própria visão sobre uma educação antirracista e plural. “Nossa escola valoriza culturas africanas, indígenas e europeias de forma equilibrada, formando crianças conscientes da própria ancestralidade e do respeito à diversidade”, afirma.
De acordo com o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, o podcast é uma forma de documentar e difundir debates fundamentais. “É um material que fica como memória e referência para futuras discussões sobre arte, cultura e empreendedorismo na periferia. Estamos estudando formas de dar continuidade ao projeto”.
Demais atividades – Além do podcast, o segundo dia do Movimento Boca de Brasa traz a mostra “Humor é coisa de mulher!”, no Teatro Gregório de Mattos (TGM), às 19h. Apresentado por Val Benvindo, que é jornalista, influenciadora e criadora do “Festival Humor Negro”, o espetáculo promete muitas risadas com a comediante Aline França e o Clube DazMinina, pioneiro na comédia stand-up nordestina, formado por Ana Carolana, Brida Aragão, Naiara Bispo e Renata Laurentino.
No Pátio Iyá Nassô, na área externa do Espaço Cultural da Barroquinha, a cantora Andrezza, leva ao palco todo o talento desenvolvido nas Escolas Criativas Boca de Brasa, às 20h30. Em seguida, às 21h, o cantor Hiran apresenta o show “Hiran canta Brown”, com participações especiais de Majur e Nininha, às 21h.
Segue aberta a exposição “Boca de Brasa em Movimento”, que constrói um mapa geográfico e histórico pelos movimentos do Boca de Brasa e de iniciativas beneficiadas pelo programa, no Foyer do TGM, das 13h às 19h, com visitas guiadas às 16h30 e 18h30. Outra opção é a Feira da Elabore, que traz a economia criativa da periferia através de estandes de artesanato, moda, livros, LPs, tarô, tatuagem e gastronomia, dentre outras opções, na Rua do Couro.
No Espaço Couro Comeu Bistrô, no Café Nilda Spencer, na sede da FGM, bebidas e petiscos estão no cardápio da Sole Produções, com a chef Marcia Silva, buscando a essência histórica do Centro de Salvador. A programação completa do Movimento Boca de Brasa pode ser conferida no site https://movimentobocadebrasa.com.br.