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Jornada Formativa 2025 reforça o cuidado como pilar da Educação em Mato Grosso do Sul – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Evento da SED/MS prepara educadores para o ano letivo com foco no desenvolvimento integral dos estudantes e nas avaliações externas

A SED (Secretaria de Estado de Educação) deu início nesta semana à Jornada Formativa 2025, que tem como tema central ‘A Educação começa no cuidado’. Este evento marca o início do ano letivo para os educadores da REE /MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul) e segue até o dia 14, antecedendo o retorno dos estudantes às aulas, previsto para 17 de fevereiro.

A Jornada Formativa é uma iniciativa que visa promover o aprimoramento contínuo dos profissionais da Educação, focando na integração de conhecimentos e na reflexão sobre práticas pedagógicas. Neste ano, o tema escolhido destaca a importância do cuidado em todas as dimensões do processo educativo, desde a análise de dados até a implementação de estratégias pedagógicas.

Durante o evento, as equipes gestoras e pedagógicas das unidades escolares participam de atividades que incluem palestras, workshops e sessões de planejamento. Essas ações são conduzidas pelas direções e coordenações das escolas, visando alinhar as práticas educacionais às diretrizes estabelecidas pela SED/MS para o ano letivo de 2025.

Além disso, o ano de 2025 é um ano de avaliações externas, como o SAEMS (Sistema de Avaliação da Educação da Rede Pública de Mato Grosso do Sul) e o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica). De acordo com coordenadora da CGFOR (Coordenadoria Geral de Formação Continuada dos Profissionais da Educação da SED) Ernangela Calixto, essa é uma política pública que vai aferir a qualidade da Educação do país como um todo e também será trabalhada durante a formação.

“Nós aqui da SED (Secretaria de Estado de Educação) estamos também com um processo de corresponsabilidade junto com as escolas, junto com os nossos professores e funcionários administrativos, e propor ações e contribuir com estratégias que possam melhorar o desenvolvimento da aprendizagem. E lembrar que o fluxo, a proficiência, os dois são importantes para que o nosso desenvolvimento, a nossa SAEB tenha os melhores resultados, que o Mato Grosso do Sul alcance a sua meta projetada”, afirmou Ernangela.

As avaliações externas, como o SAEMS e o SAEB, são ferramentas essenciais para medir o nível de aprendizagem dos alunos. Durante a jornada, o foco principal será a matriz de referência do SAEMS, utilizando dados do ano de 2023, uma vez que os dados de 2024 ainda não estão disponíveis.

A escolha do tema “A Educação começa no cuidado” reflete uma compreensão ampliada do papel dos educadores, reconhecendo que o ato de educar vai além da transmissão de conteúdo, englobando também o cuidado com o desenvolvimento integral dos estudantes. Essa abordagem busca fortalecer o vínculo entre educadores e alunos, promovendo um ambiente escolar mais acolhedor e propício ao aprendizado.

A professora de Arte na EE Professor Henrique Ciryllo Corrêa, Julia Martins, a Jornada Formativa é um momento de debate e troca entre os docentes

 “A Jornada Formativa é muito importante para a gente conseguir enxergar, ver outros pontos de vista, debater com os professores inclusive poder analisar, repensar nossa própria prática docente, com esse tema podemos abordar bastante sobre o cuidado, o autocuidado, o cuidado do outro, o cuidado com a escola, é bom a gente pensar dessa forma porque o cuidado é o que propõe que as pessoas tenham um olhar mais cauteloso que elas conseguem. Lidar melhor um com os outros, que elas tenham a ciência de que todos somos diferentes”, afirmou Júlia.

Este encontro também revisita conteúdos abordados em formações anteriores, incluindo as capacitações continuadas para professores de Matemática e Língua Portuguesa realizadas em 2024 e o Plano de Ações Articuladas (PAR) de 2023 direcionado aos coordenadores pedagógicos.

Para o diretor Márcio Beretta da EE Lúcia Martins Coelho, apesar dos desafios enfrentados na Educação, as formações anteriores foram avaliadas positivamente pelos participantes, indicando um alto impacto na prática docente. Essa base sólida é vista como um trampolim para o sucesso em 2025, um ano crucial por conta das avaliações do SAEMS e do Saeb.

“Toda a equipe está se preparando, estudando muito o material que foi enviado justamente para fazer com que o grupo esteja preparado pois nós estamos recebendo alunos agora de diversos públicos, de diversas escolas e de outras redes, que vem com muitas dificuldades e que precisam ser trabalhadas ao longo do ano. É um processo gradativo, mas quando o grupo é unido, que tem o mesmo objetivo, com certeza faz a diferença na vida dos nossos alunos”, disse o diretor.

Com essa iniciativa, a REE/MS demonstra seu empenho em transformar os desafios educacionais em oportunidades de crescimento e aprendizado, garantindo que cada aluno receba o cuidado necessário para prosperar em sua trajetória escolar.

Para a professora de Geografia da EE Lúcia Martins Coelho, a Jornada Formativa contempla a formação continuada, que é fundamental para o exercício da relação, a prática e a teoria.

“O tema cuidado é muito pertinente a esse momento que nós estamos vivendo, tanto do ponto de vista ambiental quanto social, e tratar numa formação através de diferentes áreas de conhecimento é importante para que a gente colabore com esse exercício da nossa prática e possa passar para os alunos, diferentes abordagens desse assunto, que essa é a importância do conhecimento, a importância científica da escola, que as áreas de conhecimento contemplem diferentes aspectos de um mesmo tema”, destacou Renata.

A SED/MS reforça seu compromisso com a formação continuada dos profissionais da educação, entendendo que o investimento no desenvolvimento desses agentes é fundamental para a melhoria da qualidade do ensino oferecido na rede estadual. A Jornada Formativa 2025 representa um passo significativo nesse sentido, preparando os educadores para os desafios do novo ano letivo e reafirmando a centralidade do cuidado no processo educativo.

“Considero extremamente importante, esse cuidado que vai muito além de só proteção e sim o bem-estar, o acolhimento e não só dos alunos, mas também de toda a equipe. Nossos têm compreendido e têm tido bastante aceitação, inclusive, em relação à temática. E a gente sempre trabalha na perspectiva de que o educador não é só o professor, e sim todos os funcionários da escola”, finalizou o diretor Fabiano Soares da EE Profº Henrique Ciryllo.

Jackeline Oliveira, Comunicação SED
Fotos: Ricardo Agra/SED

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