ENTRETENIMENTO

MEC e Anac capacitam mulheres em manutenção aeronáutica – IFSP

Programa Asas para Todos atende mais de 100 estudantes de baixa renda visando à inclusão de mulheres na aviação brasileira. Cursos gratuitos são oferecidos pelo Instituto Federal de São Paulo e pelo Sest/Senat

curso de Manutenção Aeronáutica em Célula no Campus São CarlosO Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), está ofertando cursos técnicos em manutenção aeronáutica por meio do programa Asas para Todos. As capacitações gratuitas são oferecidas pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat). As turmas são compostas por alunos de baixa renda, que recebem bolsas de auxílio financeiro no valor de R$ 700 ao longo do curso.

Metade das vagas são reservadas preferencialmente para mulheres, buscando a inclusão e diversidade na aviação brasileira. Os cursos técnicos são no formato subsequente, ou seja, para estudantes que já concluíram o ensino médio, com duração de 24 meses e módulos teóricos e práticos. A previsão é que os alunos concluam o curso em 2027.

O Campus São Carlos do IFSP oferta o curso de Manutenção Aeronáutica em Célula para 40 estudantes, desde junho do ano passado. Já o Sest/Senat do DF, unidade de Samambaia, conta com 64 estudantes em duas turmas de Manutenção Aeronáutica (Grupo Motopropulsor e Célula), desde novembro de 2024.

O investimento do Ministério é de R$ 3,1 milhões para a formação de 104 estudantes em São Paulo e no Distrito Federal.

O programa Asas para Todos é uma ação da Anac, autarquia vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos, para fomentar a diversidade, a inclusão, a capacitação e a formação aeronáutica na aviação civil brasileira. Os cursos têm o objetivo de contribuir para a efetiva inclusão de mulheres, pessoas de baixa renda e grupos sociais que enfrentam barreiras para ingressar no mercado da aviação civil.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)