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Terminal BRT Curral Falso, o maior do corredor Transoeste, é inaugurado em Santa Cruz – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O terminal tem 18,3 mil metros quadrados e conta com integração entre ônibus comuns e vans – Beth Santos/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta segunda-feira (23/12), o Terminal BRT Curral Falso. Sessenta e uma vezes maior do que a antiga estação de mesmo nome, o terminal tem 18,3 mil metros quadrados e conta com integração entre ônibus comuns e vans, vindos da Estrada de Sepetiba e da Avenida Cesário de Melo. A obra faz parte da revitalização do corredor Transoeste. Este é o quarto terminal deste BRT entregue em 2024 ampliado a partir de antigas estações. O primeiro, Magarça, começou a funcionar em março; o segundo, Mato Alto, em maio; e o terceiro, Pingo D’Água, em julho. As obras de todos os terminais foram realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura.

– Isso aqui é transformador na vida das pessoas. Além do abandono sofrido no governo do meu antecessor, tinha aqui um projeto em que se subdimensionou o número de pessoas que ia usar a Transoeste. Então, aqui sempre foi insuficiente para atender a demanda com qualidade. Essa transformação que conseguimos fazer no BRT, não só recuperou aquilo que existia, mas também aprimorou. O Transoeste foi o primeiro BRT a ser construído, portanto alguns ajustes foram feitos a partir de uma nova realidade. Essa é uma grande conquista e encerramos um primeiro ciclo de recuperação da Transoeste. Vamos avançar em Santa Cruz e continuar a melhorar a mobilidade da população na cidade. Isso aqui significa, na prática, fazer as pessoas chegarem mais cedo em casa e poderem dedicar mais tempo para suas famílias – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

No fim de setembro, o Terminal Curral Falso já havia iniciado a operação gradual com a linha 15 (Terminal Curral Falso x Terminal Alvorada – Expresso). Ela vai rodar nos horários de pico, nos dias uteis, com saídas programadas a cada 10 minutos. E outras quatro importantes linhas do BRT passam a fazer parada no terminal: 10 (Santa Cruz x Alvorada – Expresso), 17 (Santa Cruz x Campo Grande – Expresso), 20 (Santa Cruz x Salvador Allende – Expresso) e a 11 (Santa Cruz x Alvorada – parador).

– A Prefeitura entrega hoje o último grande terminal da Zona Oeste. Ele é muito maior do que a antiga estação, que não atendia a demanda. Por aqui devem passar cinco mil pessoas nos dias úteis. São cinco serviços que basicamente conectam Santa Cruz ao terminal Alvorada, passando pela Salvador Allende. E aqui no Curral Falso inauguramos uma novidade, que está em fase de teste: uma tecnologia desenvolvida pela Mobi-Rio. São painéis eletrônicos que informam aos usuários em quanto tempo o ônibus vai chegar ou se ele já está na plataforma – disse Claudia Secin, presidente da Mobi-Rio, empresa pública responsável pelo gerenciamento do sistema BRT.

A antiga estação tinha apenas 300 metros quadrados. Com as intervenções, foram construídos um bicicletário com capacidade de 400 vagas, além de uma passarela de acesso. Também foram executadas melhorias nos sistemas viários e de drenagem no entorno, em uma área de quase 2 mil metros quadrados, requalificando importantes vias, como a Avenida Cesário de Melo, Estrada de Sepetiba, Rua Felipe Cardoso e Estrada da Pedra. A área total de intervenção superou os 36,3 mil metros quadrados.

Foram utilizadas quase 150 toneladas de aço, cerca de 400 toneladas de estrutura metálica e quase 2 mil metros de drenagem de águas pluviais para a construção do Terminal Curral Falso. O bicicletário foi erguido com um elemento muito utilizado nas arquiteturas brasileiras, o cobogó, um revestimento vazado feito de cimento ou barro. Foram cerca de 10 mil cobogós utilizados.

Este é o quarto terminal do BRT Transoeste entregue em 2024 ampliado a partir de antigas estações – Beth Santos/Prefeitura do Rio

 

Com a revitalização do Terminal BRT Curral Falso e dos demais terminais, a Prefeitura proporcionará mais conforto e comodidade aos passageiros que utilizam o transporte público do BRT para viajar entre Barra da Tijuca, Guaratiba, Campo Grande e Santa Cruz. A transformação das antigas estações nesses terminais do corredor BRT Transoeste é resultado de um investimento de mais de R$ 180 milhões.

– O Terminal Curral Falso é mais de sessenta vezes maior do que a estação que funcionava aqui. Trouxemos um terminal com todo o conforto e segurança para os usuários do BRT. Os acessos são os já tradicionais, por meio de mezanino. Então, temos um na Estrada de Sepetiba, um pela passarela que vem do bicicletário e da Avenida Cesário de Melo e um junto ao terminal alimentador. Tem acesso por escada e por elevador. Essa região foi toda revitalizada. Eu diria que não é só um terminal, é uma mudança de toda uma localidade para atender os usuários de Santa Cruz – declarou a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi.

Serviços de ônibus regulares

O Terminal Curral Falso é atendido por sete linhas de ônibus conectando o bairros de Pedra de Guaratiba, Cesarão, Jesuítas, Sepetiba, Campo Grande e Santa Cruz. São elas: 807 (Jesuítas x Terminal Curral Falso), 388 (Santa Cruz x Candelária), 759 (Cesarão x Coelho), SP759 (Cesarão x Terminal Deodoro), 885 (Terminal Mato Alto Santa Cruz), 871 (Terminal Pingo D’Água x Cesarão) e a linha 804 (Campo Grande x Terminal Curral Falso), que teve seu itinerário estendido do Largo do Aarão até o terminal.

– Aqui é uma ligação importante. Esse é um terminal em que foi feita uma grande obra no entorno. Então, ele não só favorece o transporte público e melhora a qualidade como também melhora a circulação viária dos carros. Temos viaduto só para o BRT. É um terminal enorme, com bicicletário, aumentando muito a qualidade do transporte público na Zona Oeste – disse a secretária de Transportes, Maína Celidonio.

Morador da Zona Oeste, o aposentado Antônio Roberto, de 66 anos, elogiou a transformação da estação em terminal.

– Agora teremos muito conforto. A gente praticamente não tinha algo assim, acho que vai melhorar bastante. O BRT estava completamente destruído e agora melhorou tudo. Não só com esse terminal maior como os outros que foram feitos. Mudou muito os ônibus, que agora têm ar-condicionado. Eu digo isso porque ando muito de BRT, minha família também usa. É um legado que vai ficar para todo mundo.

Nova calha do BRT Transoeste completa um ano

A Transoeste conecta a Barra da Tijuca a Santa Cruz e a Campo Grande e foi inaugurada em 2012, como o primeiro corredor de BRT da cidade. Dezembro marcou um ano da inauguração da nova pista da Transoeste. Cerca de 59 quilômetros foram revitalizados, sendo 31 quilômetros de calha reconstruídos em concreto, material mais resistente e durável do que a antiga calha de asfalto.

A requalificação recuperou a pista do corredor de BRT desde o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, ao Terminal Pingo D’Água, em Guaratiba, passando pelo túnel Vice-Presidente José Alencar, na Grota Funda. Ao todo, foram utilizados 52.800 metros cúbicos de concreto, o que daria para encher 28 piscinas olímpicas. Os investimentos ultrapassaram os R$ 221 milhões, e as obras levaram 18 meses. As pistas centrais onde circulam os demais veículos da Avenida das Américas também foram contempladas com novo asfalto.

O Terminal Recreio ganhou uma passagem inferior possibilitando a interligação com a Transolímpica, o que proporcionou mais conforto e segurança aos usuários.

– Hoje todas as estações estão reformadas, os ônibus novos chegaram. Muitas pessoas, infelizmente, de instituições da sociedade civil falaram que o que estava sendo feito era uma maluquice, com o poder público administrando um sistema tão difícil. A Câmara ajudou nesse desafio e está aí, tudo entregue. A Zona Oeste está recebendo seu quarto terminal, um grande presente de Natal – declarou o presidente da Câmara dos Vereadores, Carlo Caiado.

 

Serviço

Linhas do BRT

– 15 (Terminal Curral Falso x Alvorada – Expresso) – 4h às 9h e 17h às 20h
– 10 (Santa Cruz x Alvorada -Expresso) – 4h até 0h
– 17 (Santa Cruz x Campo Grande -Expresso) – 24h
– 20 (Santa Cruz x Salvador Allende – Expresso) – somente horário de pico
– 11 (Santa Cruz x Alvorada – parador) – 22h às 4h

Linhas de ônibus que passam no terminal

– 388 (Santa Cruz x Candelária)
– 759 (Cesarão x Coelho)
– SP759 (Cesarão x Terminal Deodoro)
– 885 (Terminao Mato Alto Santa
– 871 (Terminal Pingo D’Água x Cesarão).

Linhas de ônibus que fazem ponto final no terminal

– 807 (Jesuítas x Terminal Curral Falso)
– 804 (Campo Grande x Terminal Curral Falso)

Categoria:

  • 23 de dezembro de 2024
  • Marcações: BRT corredor Transoeste inauguração MOBI-Rio ônibus Prefeitura do Rio Terminal Curral Falso Transporte

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