Ícone do site INFORMA1

Rio realiza Dia D de Combate ao Aedes aegypti – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A campanha tem como objetivo orientar, conscientizar e mobilizar a população – Edu Kapps / SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou durante toda a manhã deste sábado (14/12) o dia D de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor das arboviroses (dengue, zika e chikungunya). O evento de  abertura aconteceu na Clínica da Família São Sebastião, no Caju, com a presença da Ministra da Saúde, Nísia Trindade. A campanha é orientada pelo Ministério da Saúde para todos os municípios brasileiros e teve como objetivo orientar, conscientizar e mobilizar a população para conter a proliferação de possíveis focos do mosquito nos territórios e em residências. As ações aconteceram em todas as áreas da cidade, com atividades educativas e de orientação à população.

 

– Hoje é um dia muito importante para mobilizar os nossos usuários e ninguém melhor do que a Atenção Primária à saúde para conversar com a população. Em 2024 tivemos o maior número de casos da nossa série histórica, mas com menor letalidade. Isso se deve ao nosso trabalho incansável realizado todos os dias. Desde a vigilância epidemiológica no monitoramento dos casos, passando pela criação dos polos de hidratação e a organização de toda rede de atenção à saúde e de urgência e emergência para que todos os casos pudessem ser atendidos com qualidade. É importante lembrar à população que usando 10 minutos por semana a gente consegue eliminar os focos do mosquito e assim vamos conseguir ter uma cidade livre da dengue – disse o subsecretário de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Renato Cony.

 

Na Clínica da Família São Sebastião, os profissionais vacinaram a população contra covid-19, influenza e também crianças e adolescentes de 10 a 14 anos contra a dengue. Além disso, foram montadas tendas com atividades educativas e de promoção à saúde na Praça Central, em frente à unidade. Os jovens do RAP da Saúde também estiveram presentes orientando a população de forma mais lúdica, com jogos e brincadeiras sobre o tema. A ministra Nísia Trindade visitou os estandes, acompanhou uma vistoria em um imóvel da região e participou da abertura do evento.

 

A ministra Nísia Trindade participou das ações no local, inclusive de vistorias a algumas casas, e também relembrou do Método Wolbachia, lançado na clínica do Caju em abril deste ano, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A tecnologia consiste na introdução dessa bactéria nos mosquitos Aedes aegypti, tornando-os incapazes de transmitir a dengue e outros vírus. É um procedimento que tem se mostrado eficaz na redução dos casos de dengue, zika e chikungunya. A ministra reforçou que ainda é um método restrito a alguns bairros e municípios, mas que em breve deve ser lançado em escala nacional, assim como outros métodos e ações comunitárias.

 

Os trabalhos de controle das arboviroses, tanto nas áreas residenciais quanto nos locais considerados pontos estratégicos (cemitérios, borracharias, ferros-velhos, depósitos de sucata ou de materiais de construção, garagens de ônibus, etc), são realizados pela SMS durante todo o ano. Nos meses de calor, dentro da programação do Plano Verão, as ações são reforçadas.

 

Este ano, até o dia 7 de dezembro, foram visitados 11.014.243 imóveis para prevenção e controle do Aedes aegypti e 1.771.860 recipientes que poderiam servir de criadouros de mosquitos foram tratados ou eliminados. Em 2023, foram realizadas 11,2 milhões de vistorias em imóveis para controle e prevenção de possíveis focos do mosquito, com eliminação ou tratamento de mais de 2,1 milhões de recipientes.

 

A SMS também realiza constantemente ações educativas e de mobilização social para orientar a população sobre as medidas para a prevenção de arboviroses urbanas, visando despertar a responsabilidade sanitária individual e coletiva. Quando necessário, a população pode fazer pedidos de vistoria ou denunciar possíveis focos do mosquito pela Central 1746 de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura, pelo telefone ou site.

Categoria:

  • 14 de dezembro de 2024
  • Marcações: aedes arboviroses chikungunya dengue zika

    Sair da versão mobile