Ícone do site INFORMA1

Consciência Negra: Festivale terá espetáculos em dois espaços

João Paulo Sardinha


Fundação Cultural Cassiano Ricardo

*Colaborou estagiário Vinícius Fróes.

A programação da 38ª edição do Festivale (Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba) terá, nesta quarta-feira (20), apresentações voltadas à luta, representatividade e protagonismo do povo preto.

Pela primeira vez, o dia 20 de novembro será feriado em todo território nacional, celebrando o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

A partir das 19h, a Igreja São Benedito será o centro das atenções em São José dos Campos com a apresentação do teatro de sombras “Sombrafica”, da Cia. Quase Cinema.

A exibição, fundamentada no poema Navio Negreiro, de Castro Alves, e no universo da diáspora, constrói uma narrativa que revela o protagonismo da cultura afro na formação do povo brasileiro onde a dança, ritmo e imagem são suas bases.

Para finalizar a noite, às 22h, o CET (Centro de Estudos Teatrais), que fica no Parque da Cidade, será palco da peça “Violento” de Preto Amparo, Alexandre de Sena, Grazi Medrado e Pablo Bernardo. O solo propõe a descolonização do olhar para com o corpo negro. A atuação se aproxima da trajetória de um jovem negro na sociedade. É necessário reservar ingresso pelo link.

Sobre o Festivale

Festivale (Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba)  tem como objetivo valorizar a cultura, as artes cênicas e, especificamente, o teatro, contribuindo para o fortalecimento da criação, produção artística e integração e o intercâmbio entre os grupos teatrais. Além disso, o festival também estimula a formação de público e presenteia a população com espetáculos variados, de qualidade e gratuitos, garantindo acessibilidade à diversidade de expressões e linguagens.

Programação

Igreja São Benedito – “Sombrafica”
Sessão:
19h

CET (Centro de Estudos Teatrais) – “Violento”
Sessão: 22h

Serviço

CET (Centro de Estudos Teatrais): Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana
Igreja São Benedito: Praça Afonso Pena, 267 – Centro


MAIS NOTÍCIAS

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Sair da versão mobile