Ícone do site INFORMA1

Prefeitura promove ações de mobilização contra a dengue

Ariane Caldas


Secretaria de Saúde

O trabalho de combate ao Aedes aegypti é realizado pela Prefeitura de São José dos Campos ao longo do ano inteiro, mas na próxima semana o município vai intensificar as ações em uma mobilização do Governo do Estado de São Paulo.

As atividades serão realizadas de segunda-feira (11) a quinta-feira (14) em diversos estabelecimentos. A ação nesta época é considerada essencial para prevenir e conscientizar a população sobre a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Serão realizadas ações educativas em escolas municipais, com apresentação de teatro de fantoches, stands informativos e jogos. Bem como a conscientização de colaboradores de organizações públicas e privadas, como os agentes da Defesa Civil, tendo em vista o período de chuvas e o início da operação verão.

As atividades de rotina também acontecerão normalmente, como à realização de arrastões contra dengue, controle de criadouros e nebulização costal. A programação acontece diariamente e está disponível no site da Prefeitura.

Vacinação

A Prefeitura também reforça a importância da vacinação como forma de prevenção. A vacina está disponível na rede pública municipal desde o dia 7 de maio para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de 2 doses, com intervalo de 3 meses entre as doses.

Atualmente a cobertura vacinal está em 20,23% para a 1ª dose e apenas 6,44% para a 2ª dose. A vacinação contra a dengue tem como objetivo a redução das hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções pelo vírus da dengue.

Em São José dos Campos, todas as 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve e as 5 Unidades Avançadas estarão abertas para vacinar o público-alvo.

Os endereços e horários de funcionamento das unidades estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura. Importante ressaltar que a vacinação é encerrada uma hora antes do fechamento da unidade.

Participação de todos

É essencial a colaboração dos munícipes, redobrando os cuidados e sendo cordiais com os agentes, deixando-os entrar na casa para avaliação dos quintais, vasos de plantas e ralos. Eles estão trabalhando para garantir a saúde de todos. Conheça os agentes.

Caso identifique terrenos abandonados ou locais que possam ser criadouros do transmissor da dengue, entre em contato pela central 156 (telefone, site e aplicativo).

Cuidados

Ações em casa para evitar criadouros

• Elimine pratos de vasos de planta e recipientes que sejam possíveis criadores criadouros, como latas, cascas de ovos e tampas de garrafas
• Mantenha vedados tanques, caixas d’água, cisternas, tambores, ralos e outros reservatórios
• Conserve canaletas e calhas desobstruídas
• Lave e escove bebedouros de animais no mínimo uma vez por semana

 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

Sair da versão mobile