Ícone do site INFORMA1

Sesau capacita 30 colaboradores voluntários da Santa Casa para o combate ao mosquito Aedes Aegypti – CGNotícias

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e em parceria com o Hospital Santa Casa, concluiu a capacitação de 30 colaboradores da unidade hospitalar, que agora integram o Programa Colaborador Voluntário. Com essa adesão, o programa amplia sua atuação, contando com a parceria de aproximadamente 370 instituições e mais de 3.000 colaboradores capacitados ao longo de cinco anos.

A secretária municipal de saúde, Rosana Leite, explica que o Programa Colaborador Voluntário foi criado para fortalecer as ações de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika. “Essa iniciativa é referência em estratégia colaborativa, unindo o setor público e privado para combater a proliferação do mosquito em toda a cidade”, ressaltando a importância do envolvimento de diferentes setores da sociedade.

Para a presidente da Santa Casa de Campo Grande, Alir Terra Lima, a conscientização e a responsabilidade coletiva no combate aos vetores são de extrema importância. “Precisamos ser conscientes sobre os vetores, como os mosquitos, que não respeitam barreiras. Eles podem adentrar em nossas casas e nos contaminar. Temos uma responsabilidade coletiva em relação ao ambiente em que vivemos, não apenas confiando no trabalho dos funcionários públicos, mas tomando atitudes para proteger a nossa saúde e a de todos. Somos aproximadamente 4 mil colaboradores aqui na Santa Casa e se cada um levar essa consciência para suas famílias, teremos um impacto significativo na prevenção”.

Conforme a superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo, a proposta do programa é promover uma cultura de prevenção. “Gostaria de agradecer à Santa Casa pelo apoio. A Santa Casa agora faz parte de um grupo de instituições que se uniram a nós para enfrentar a dengue e outras arboviroses”. 

A superintendente ainda destaca. “Contamos com aproximadamente 450 agentes nas ruas, mas esse número é pouco para cobrir toda Campo Grande, então a parceria com empresas e instituições é fundamental. Precisamos fortalecer a cultura da prevenção dentro dessas instituições para que, além da atuação da Secretaria, os colaboradores possam ajudar na prevenção. Lugares grandes, como a Santa Casa, demandam um contingente considerável para a fiscalização e controle dos vetores. Portanto, a presença de colaboradores que possam atuar como nossos ‘agentes de saúde’ dentro da instituição é de grande valor”.

Por fim, o coordenador da Coordenadoria Estadual de Controle de Vetores (CCEV) da SESAU, Vagner Ricardo Santos, explica que o trabalho do colaborador voluntário é essencial, principalmente em períodos chuvosos. “Com este apoio, conseguimos monitorar e agir rapidamente para combater o aumento dos casos de dengue, mas essa missão exige parcerias e colaboração de outras instituições”. 

Como forma de reconhecimento à parceria, a SESAU entregará um banner à Santa Casa, formalizando-a como parte da rede de apoio ao combate às arboviroses. Além disso, os colaboradores receberam certificados de capacitação, reforçando o compromisso de cada um na prevenção de doenças.

Ação direta contra focos de mosquito

Cada colaborador capacitado atua como um “agente de endemias” dentro da instituição, identificando e eliminando potenciais focos do mosquito. A capacitação, com enfoque prático, visa desenvolver nos colaboradores uma percepção aguçada para os riscos ambientais, contribuindo para o controle contínuo e eficaz.

A expansão do Programa Colaborador Voluntário fortalece a capacidade do município em áreas estratégicas, permitindo a atuação descentralizada e evitando a necessidade de destinar equipes fixas de vigilância a cada instituição. No caso da Santa Casa, os colaboradores estarão atentos a práticas preventivas, monitorando potenciais riscos e contribuindo diretamente para o combate às arboviroses. 

O Programa Colaborador Voluntário da Sesau vem se consolidando como uma solução eficaz e abrangente para o controle do Aedes aegypti, e a adesão da Santa Casa marca um avanço importante na proteção da saúde pública em Campo Grande.

#ParaTodosVerem
Foto Capa: Colaboradores que participaram da capicitação
Foto1: Dispositivo com autoridades e representantes da saúde com banner da campanha contra o mosquito
Foto2: Superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo, em explanação aos colaboradores em curso.

Sair da versão mobile