Ícone do site INFORMA1

Setec anuncia novos espaços para o Campus Itaquaquecetuba  – IFSP

Durante inauguração da unidade, secretário promete construção de biblioteca e de muro 

A comunidade do Campus Itaquaquecetuba do IFSP teve motivos de sobra para comemorar no último sábado, dia 24. Durante a inauguração do campus e a assinatura da ordem de serviço para a construção do restaurante estudantil, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Marcelo Bregagnoli, anunciou que levará mais duas demandas do campus para Brasília: a construção de uma biblioteca e do muro da escola, que serão incluídos nas próximas fases do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal.   

Da esquerda para a direita: Denílson Mauri, Eduardo Modena (diretor-geral do Campus Rio Claro), Aumir Antunes, Marcelo Bregagnoli, Ricardo Agostinho e Silmário BatistaEm 2016, o IFPS passou a oferecer cursos de extensão em Itaquaquecetuba em espaço emprestado pela Prefeitura Municipal. No ano seguinte, as obras do campus foram entregues e a unidade passou a oferecer cursos técnicos e, em seguida, de graduação. Hoje, a unidade soma 700 alunos.  

Sônia Ferreira dos Santos foi aluna da primeira turma do curso de Licenciatura em Matemática e se emocionou com a cerimônia de inauguração e com as demais melhorias previstas para o campus. “O IFSP foi um divisor de águas na minha vida. Sempre falo para o meu filho sobre a importância desse aparelho para a sociedade e espero que ele estude aqui”.  

Hoje, professora concursada do governo do estado de São Paulo, Sônia lecionou para jovens que queriam estudar para ingressar no IFSP. “Na época, eles diziam que não tinham condições de concorrer e hoje são alunos do Instituto Federal. Isso é um ciclo de oportunidades para toda a sociedade da região”, afirmou. 

Aumir e SôniaEla não segurou as lágrimas ao abraçar o diretor-geral do campus, Aumir Antunes Graciano, que reforçou as oportunidades oferecidas não apenas aos estudantes, mas para toda a sociedade, uma vez que a chegada do IFSP mudou inclusive o cenário dos arredores. “Foram chegando comércios e outros negócios, agregando valor e trazendo mais segurança ao bairro”, destacou. 

Aumir exaltou o esforço da reitoria, a qual, segundo ele, “se comprometeu a fortalecer o campus. Estamos construindo um futuro promissor para essa região. Acreditamos que seremos um ponto de encontro de ideias, pesquisas, inovações…”.  

Ricardo Agostinho de Rezende Junior, diretor-geral do Campus Guarulhos, lembrou que a Zona Leste de São Paulo sofreu com a falta de recursos, mas que houve uma preocupação do reitor Silmário de distribuir o orçamento entre todos os campi. Ele também lembrou do trabalho do professor Denilson Mauri, primeiro diretor da unidade. “Ele construiu um campus do zero, sem os recursos necessários”.  

O reitor Silmário Batista dos Santos apontou os avanços significativos alcançados pelo Campus Itaquaquecetuba nos últimos anos, enaltecendo o trabalho incansável do diretor Aumir e também do ex-diretor Denilson. “Ele foi diretor quando não havia recurso sequer para cargos, era apenas o desafio”. Silmário aproveitou a presença do secretário da Setec para pedir outras melhorias para o campus: a construção da biblioteca e do muro para cercar a unidade, e códigos de vagas para a contratação de mais servidores.  

Reitor Silmário assina ordem de serviço para construção do restaurante estudantilAlém de participar da solenidade de inauguração do campus e assinar, junto ao reitor, a ordem de serviço a fim de construir o restaurante estudantil, o secretário Marcelo Bregagnoli informou que levará para Brasília a necessidade de construção de um novo espaço para a biblioteca, que hoje funciona em duas salas de aula, e também da conclusão do muro ao redor do campus. Atualmente, parte do campus é protegido por cerca e já sofreu diversos furtos.  

“Vamos dar um jeito para encaixar mais essas duas obras no orçamento do Novo PAC. É muito perceptível como o campus tem feito diferença na cidade”, afirmou Marcelo. Ele contou como o atual ministro da Educação, Camilo Santana, traçou prioridades importantes para a comunidade acadêmica dos Institutos Federais. São obras relacionadas à permanência dos estudantes, como os restaurantes estudantis e as bibliotecas. “Depois de ontem [em referência à reunião do presidente Lula com a gestão do IFSP], não vivemos mais o tempo da esperança, mas sim o da realização, da geração de emprego, de renda, de inserção social, de elevação da autoestima”. Ele destacou que, ao visitar os campi dos Institutos Federais, encontra motivação para trabalhar por mais orçamento e aperfeiçoar as condições de estudo aos estudantes. 

As melhorias no campus são comemoradas pelos alunos, uma vez que significam novas perspectivas de vida para os discentes. Gilberto Alves Pereira trabalha no Campus Itaquaquecetuba há quatro anos como funcionário terceirizado e cursa o primeiro semestre do Técnico em Mecânica. Ele espera trocar o atual serviço por um mais qualificado. “O curso é muito interessante, são conhecimentos que a gente leva para a vida”, disse. Gilberto destacou a oportunidade de fazer um curso regular depois de ter concluído o ensino médio há 20 anos.  

Restaurante estudantil 

No total, 18 campi do IFSP receberão restaurantes estudantis. A assinatura para a contratação do serviço foi feita no dia 18 de julho, com valor total da ata de R$ 42.812.211,20  incluindo todos os materiais, equipamentos e mão de obra necessários para a execução dos restaurantes. Os recursos são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal.   

Serão contemplados com restaurantes estudantis os seguintes campi: Araraquara, Bauru, Campinas, Capivari, Ilha Solteira, Itaquaquecetuba, Jacareí, Jundiaí, Matão, Miracatu, Piracicaba, Presidente Prudente, Rio Claro, Salto, São João da Boa Vista, Sorocaba, Sertãozinho e Votuporanga.    

Em Itaquaquecetuba, as obras do restaurante estudantil já se iniciam no dia 4 de setembro, com previsão para conclusão ainda neste ano.  

Campus Itaquaquecetuba 

O Campus Itaquaquecetuba do IFSP começou suas atividades em 2016, antes mesmo da conclusão das obras da sua sede, em 2017. Na época, foi firmada uma parceria com a Prefeitura Municipal para a oferta de cursos de formação continuada à população em escolas municipais e estaduais da cidade. Os cursos regulares foram iniciados em 2018, com a abertura do curso Técnico em Mecatrônica, nas modalidades concomitante e subsequente ao ensino médio, e do curso de graduação de Licenciatura em Matemática.  

Atualmente, o campus possui 700 alunos e oferece os seguintes cursos, além dos mencionados acima: Técnico em Mecânica nas modalidades integrado e concomitante e subsequente ao ensino médio, além dos cursos de graduação: Bacharelado em Engenharia Mecânica e Licenciatura em Letras. Também são oferecidos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), os quais possibilitam à população uma rápida qualificação. 

Saiba mais sobre o campus em https://itq.ifsp.edu.br/. 

Servidores de diferentes campi prestigiam a inauguração do Campus Itaquaquecetuba

Sair da versão mobile