O céu azul e sem previsão de chuvas fez com que as famílias paraibanas e turistas aproveitassem essa segunda-feira em pontos turísticos de João Pessoa. A data de 05 de agosto marca os 439 anos de fundação da cidade. Milhares de pessoas resolveram aproveitar o dia de sol nas praias de Tambaú e Cabo Branco, que ficaram com as areias lotadas. Já o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) foi escolhido como base de apoio para um circuito de atividades realizado por escoteiros.
A ação foi organizada pela União dos Escoteiros do Brasil (UEB) e Sempre Alerta Brasil (SAB). O chefe dos escoteiros 8ª Paraíba, Kallyo Bruno Ferreira, integrante do Grupo dos Escoteiros do Mar Tenente Lucena, explicou que a Bica foi escolhida como início e fim do circuito, por proporcionar o contato direto com a natureza, um dos principais pilares do escotismo.
“Este ano procuramos trazer uma abordagem diferente e incluir mistérios e narrativas em torno da Capital. Aqui na Bica nós temos a lenda da fonte, que envolve a índia da tribo Tabajaras que se apaixonou por um guerreiro Cariris. Então, além de trabalhar noções de trilha, orientação, nós também incluímos no circuito informações históricas e lendas da cidade”, conta Kallyo Bruno Ferreira.
Mais de 100 jovens percorreram, além da Bica, outros quatro principais pontos turísticos do Centro da cidade, precisando resolver questões que envolviam a história da capital paraibana. Além da Bica, eles visitaram a Praça Pedro Américo, a sede do Paço Municipal, a Casa do Azulejo e o Hotel Globo – todos localizados no Centro Histórico.
A escoteira do Mar Luiza Pontual, de 15 anos, integrante do 12º Gemar Galé, foi uma das participantes do evento. Veterana na competição, Luiza era a líder de seu grupo. “Ano passado foi muito divertido. Nós tivemos que resolver charadas para seguir para outros pontos na Bica. E esse ano vamos para outros locais, então, vai ser muito legal”, conta empolgada.
Espaço para toda família – A Bica também recebeu centenas de famílias que escolheram a natureza como espaço de lazer neste feriado. A professora Juliana Barreto aproveitou a manhã de sol para trazer a filha Maria Clara, de 4 anos, para fazer um piquenique com a família e alguns amigos. Essa foi a segunda vez da pequena Maria Clara no parque.
“Eu gosto de proporcionar a minha filha esse ambiente ao ar livre, sair um pouco dentro do apartamento, do contato com tela, televisão, celular. Aqui ela tem a vivência com a natureza, os animais. Por isso, a gente veio preparado para ficar mais tempo por aqui. Vamos fazer um piquenique e aproveitar esse dia ensolarado”, compartilhou Juliana Barreto.
Onça-pintada, puma, leoa, gato-do-mato, gaviões, araras, papagaios, jandaias, jacarés e serpentes são algumas das espécies que fazem parte do Parque Zoobotânico Arruda Câmara.
Além da vida animal, a Bica oferece uma imersão completa na beleza da flora local. Dos coloridos pássaros tropicais a animais de selva, cada encontro é uma lição de respeito e admiração pela biodiversidade.
As trilhas levam os visitantes a descobrirem uma variedade de plantas e árvores centenárias, proporcionando um contato direto com a natureza e uma compreensão mais profunda sobre a importância da conservação ambiental. A Bica tem ainda praça com lanchonetes, áreas de piquenique e passeios opcionais, de trenzinho e pedalinho na área do Lago.