A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) promoveu nesta terça-feira (11/6) a entrega de kits feira livre para cinco municípios do Sul de Minas. O evento foi realizado na sede da empresa, em Belo Horizonte.
Os municípios contemplados com um kit foram Alfenas, Carmo do Rio Claro, Fama e Guaranésia. Já o município de Muzambinho recebeu dois kits. Cada kit é composto por 11 barracas de feira e 11 jalecos para uso dos produtores durante as vendas. Os recursos para compra dos kits pela Emater-MG, no valor de R$ 80 mil, são provenientes de emenda parlamentar federal.
“Esta entrega de kits feira, via emenda parlamentar, é uma estratégia da Emater-MG para comercialização. A empresa trabalha de ponta a ponta, desde o cultivo até a gestão da propriedade e a comercialização dos produtos. Com este trabalho, alcançamos mais de 18 mil famílias, que vendem sua produção nas feiras livres espalhadas em todo o estado”, afirmou o presidente da Emater-MG, Otávio Maia.
De acordo com levantamento da Emater-MG, as feiras livres estão presentes em 614 municípios do estado e, em 58 cidades, encontram-se em fase de implantação. Em média, cada família obtém R$ 1,2 mil em um dia de feira.
A produtora de doces Maria Rita Dias de Paula, coordena a feira livre de Carmo do Rio Claro, realizada aos domingos. Ela explica que, com a entrega do kit para o município, será possível substituir antigas barracas e incluir novos produtores na feira. “Vamos trocar aquelas barracas que estão quebradas. Já temos 30 feirantes, e com a entrega dos kits vamos colocar mais três produtores na feira”.
A maior parte das feiras livres do estado tem frequência de até cem pessoas por dia, mas cerca de 9% dos eventos têm registro diário de mais de 500 pessoas.
Em 2023, a Emater-MG realizou a entrega de 71 kits, beneficiando 41 municípios. O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, ressaltou a importância social e econômica das feiras livres em Minas Gerais.
“Essas famílias comercializam na feira livre um produto de qualidade, com acompanhamento técnico. São vendas diretas para o consumidor, sem atravessador. Elas também trazem dignidade para os produtores”, afirma o secretário.
Durante o evento de entrega dos kits, estiveram presentes diretores da Emater-MG, parlamentares, produtores rurais e representantes dos municípios contemplados.