Visando ampliar a oferta de capacitações para os servidores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), segue ofertando cursos com a proposta de qualificar o trabalhador do Suas em todos os setores.
Organizado pela Gerência de Gestão da Escola do SUAS, iniciou esta semana, o curso Gestão Pública – Princípios Éticos e Relações Humanas, que atenderá cerca de 60 gestores, entre superintendentes, coordenadores e gerentes que atuam nas unidades de atendimento à população da SAS. A capacitação se estenderá até junho de 2024 e contará com carga horária de 24 horas.
Para a abertura deste ciclo, o Procurador da Fazenda Nacional, Flávio Garcia Cabral, ministrou uma aula inaugural com o tema: “A indisponibilidade do Interesse Público”. Ele falou sobre a importância da iniciativa em realizar eventos como este para os servidores.
“Os gestores são a pedra basilar de todo serviço público, vocês são o principal público para desenvolvermos debates como estes. Realizar uma capacitação como esta é de suma relevância, visto que quem atua no serviço público precisa estar em constante aprimoramento e reciclagem”, ressaltou o procurador.
A secretária-adjunta da SAS, Inês Mongenot, destacou o trabalho que a pasta vem realizando com o objetivo de aprimorar o atendimento. “Estamos desempenhando todas as prerrogativas para aperfeiçoar nossa política, e o foco hoje é agregar conhecimentos para aliar teoria e prática. Nas nossas demandas diárias é necessário bom senso, equilíbrio e motivação diante das fragilidades que lidamos e capacitar nossos trabalhadores contribui diretamente para nossa missão enquanto política de Assistência Social”, afirmou a adjunta.
O curso abordará duas dimensões fundamentais para a organização saudável e eficiente do serviço público, cujo objetivo é divulgar, conscientizar e debater entre os agentes públicos municipais da gestão pública assistencial, os princípios fundamentais da gestão administrativa pública.
Conforme a programação, serão abordadas até junho as seguintes temáticas: Ética no dia a dia, Código de ética do servidor Público Municipal, Proibições, Deveres e Responsabilidade do servidor Público na Lei 190, Comunicação não violenta, Liderança e Motivação; Diversidade no Trabalho e Violência no trabalho: assédio sexual e moral.
A coordenadora do Creas Centro, Rose Mary Miranda Tomi Scaramuzzi, participou da aula inaugural e classificou o curso como fundamental para a captação de informações. “Os gestores precisam estar em constante evolução, esse é o momento de adquirirmos mais conhecimentos para aplicar diretamente no nosso local de trabalho. É no dia a dia que colocamos em prática de forma segura e objetiva tudo que recebemos na capacitação”, disse a coordenadora.
Cursos e Capacitações
Desde 2017, a SAS tem oferecido cursos presenciais, online e em parceria com universidades e organizações parceiras, com o objetivo de capacitar o funcionário do Suas em todas as áreas e posições, bem como planejar, executar e avaliar as atividades educativas em diversas modalidades, abrangendo diversos tópicos, conteúdos e técnicas de ensino.
Com foco no aprimoramento e no aperfeiçoamento do atendimento ao usuário, a Gerência de Gestão da Escola do SUAS da Secretaria de Assistência Social fechou o ano de 2023 com mais de 250 capacitações e treinamentos, com um total de pelo menos 3 mil servidores capacitados por meio de mais de 60 cursos.
De fevereiro a abril deste ano, três capacitações já foram concluídas, qualificando cerca de 150 servidores. Outras duas estão em andamento com o público de 83 servidores participantes.
Para a coordenadora do Cras Zé Pereira, Rita Bittencourt, os cursos são uma preparação para o cotidiano. “É uma grande oportunidade ouvir o Dr. Flávio com temas tão relevantes como Princípios Éticos e Relações Humanas, sem dúvida nos faz exercer o nosso trabalho com mais clareza, nos dando subsídio para exercer nossa função com segurança”, finalizou a coordenadora.
Os cursos de capacitação permitem que os profissionais se mantenham atualizados oferecendo um atendimento de excelência ao público.
#pratodosverem A matéria possui duas imagens. A imagem de capa mostra a plateia em auditório assistindo a uma apresentação. A foto no corpo do texto também mostra profissionais assistindo a capacitação.