A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realizou, no ano de 2022, um total de 2.179 exames de prevenção do câncer de boca. Desses exames, 20 pessoas foram classificadas com lesões suspeitas e foram encaminhadas para o Centro de Especialidades Odontológicas Municipal para continuidade do tratamento.
De acordo com a Coordenação de Saúde Bucal da SES, essa ação faz parte da Campanha Permanente de Prevenção do Câncer de Boca do Município. Desde o início da iniciativa, em 2022, todos os pacientes acima de 40 anos de idade, atendidos em consulta eletiva, e, quando necessário, também nos atendimentos de urgência nos serviços de Odontologia da Prefeitura, receberam orientações sobre diagnóstico precoce do câncer de boca, bem como suas formas de prevenção e passaram pelo exame bucal.
“Caso haja a identificação de lesões bucais suspeitas de malignidade e que necessitam de avaliação especializada, os pacientes são encaminhados ao serviço de Diagnóstico Bucal do Centro de Especialidades Odontológicas de Sorocaba, conforme o protocolo de especialidades odontológicas da rede municipal”, explica o coordenador de Saúde Bucal, Dr. Diego Diniz.
O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (bochecha, gengivas, céu da boca, língua, glândulas salivares e região embaixo da língua) e está entre as principais causas de óbito por tumores malignos, segundo o Ministério da Saúde.
“Esse número é alto, pois mais de 50% dos casos são diagnosticados em estágios avançados da doença”, salienta o coordenador. A doença pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio. Nas fases mais evoluídas, o câncer de boca provoca mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso.
A prevenção e o diagnóstico precoce são a melhor medida para evitar e diminuir a incidência da doença. Por isso mesmo, a SES continuará com a campanha de forma permanente em 2023. Segundo a Coordenação de Saúde Bucal, os hábitos saudáveis são o segredo para o combate à doença: abstenção de fumo e bebidas alcoólicas, dieta rica em alimentos saudáveis, boa higiene oral, protetor solar e outras atitudes, como essas, diminuem as chances de desenvolver a maioria das doenças malignas, inclusive os tumores na boca, que são os tipos mais comuns de câncer de cabeça e pescoço no Brasil.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a prevenção pode ajudar a reduzir a incidência de câncer em até 25% até 2025. “Portanto, é fundamental que sigamos com as ações preventivas continuamente, a fim de obter um mapeamento ainda mais preciso e resultados cada vez mais eficazes”, conclui a também coordenadora de Saúde Bucal, Dra. Jéssica Diniz.