Secretaria de promoção social alerta beneficiários do bolsa família para atualização cadastral obrigatória

A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) está convocando os beneficiários do programa Bolsa Família de Salvador a comparecer a um dos postos de atendimento até o dia 14 de setembro para realizar a atualização cadastral obrigatória. Este ano, de acordo com a secretaria, 13.307 famílias precisam fazer o procedimento. Quem não realizar a atualização até a data limite terá o benefício bloqueado no mês de novembro, e, caso a situação não seja regularizada até dezembro, o benefício será cancelado em janeiro de 2015.

A atualização, obrigatória, acontece a cada dois anos, mesmo que não tenham sido registradas mudanças dos dados pessoais ou de familiares do beneficiário.

Aqueles que devem comparecer aos postos de atendimento recebem mensagem escrita no extrato emitido no momento do saque do benefício além da convocação feita pela SEMPS.

Este ano, segundo o Secretário Henrique Trindade, gestor da SEMPS, ocorreu diminuição significativa no número de famílias que necessitam atualizar o cadastro.

“ Em 2013, 77.747 famílias tinham esta pendência, mas, graças ao excelente trabalho desenvolvido por nossas equipes, ao aumento do numero de postos de atendimento, e à descentralização do atendimento por meio do Bolsa Família Móvel, reduzimos o contingente para 18.939 beneficiários, ou seja, alcançamos 75,64% do público alvo. Hoje, constatamos que pouco mais de 13 mil ainda não fizeram a atualização. Esses beneficiários  têm prazo até 14 de setembro para comparecer a um posto da SEMPS e  se recadastrar”, destaca Henrique Trindade.

LOCAIS DE ATENDIMENTO:

Para fazer a atualização os beneficiários devem comparecer a um dos postos de atendimento, das 8 às 16 horas, nos seguintes locais:

  • Comércio – Rua Conselheiro Saraiva, nº 28;
  • Boca do Rio – Rua Abelardo de Carvalho, 141, anexo ao colégio Imeja;
  • Núcleo de Atendimento Jurídico – NAJ Shopping Baixa dos Sapateiros (atendimento exclusivo para agendados): Rua J.J. Seabra, nº 111, Baixa dos Sapateiros;
  • Prefeituras-bairros: Centro, Itapuã, Cidade Baixa e Cajazeiras;
  • Agências da Coelba: Liberdade, Periperi, Itapuã, Pirajá, Praça da Sé.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

1. Responsável Legal: RG, CPF e Título de Eleitor; Carteira de Trabalho; Comprovante de residência (pode ser recibo de água, luz, telefone, ou correspondência recebida pelo correio);

 

2. Demais pessoas da casa: Carteira de identidade e Título de eleitor para maiores de 18 anos; Carteira de identidade e/ou certidão de nascimento e atestado de frequência escolar para menores de 18 anos; Carteira de Trabalho (para todos os maiores que possuam). Em caso de falecimento de algum dos dependentes, levar certidão de óbito. Para os menores de até 6 anos: Cartão de vacinação atualizado.

 

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