Éden Valadares reforça discurso por unidade em disputa pelo PT baiano

A tese da renovação do PT já é uma realidade. Te digo com muita humildade

Candidato à presidência do PT na Bahia, o assessor do senador Jaques Wagner, Éden Valadares, disse, ontem, que viu com bons olhos o acordo por unidade feito pelos seus concorrentes, Elen Coutinho e o deputado estadual Jacó. A reunião ocorreu nesta segunda-feira (02), sem a presença de Éden, que também prega o afunilamento no processo eleitoral.

“Unificar o PT é um objetivo da nossa chapa e do senador Wagner. A tese da renovação do PT já é uma realidade. Te digo com muita humildade: a renovação já é a agenda vitoriosa nesse PED. Estamos redemocratizando o PT, com transparência e muito diálogo. E nesse programa todos e todas são bem-vindos. Neste sentido, vi com bons olhos a iniciativa de Jacó e Elen. Todo esforço que caminhar para a unidade partidária com o objetivo de renovar, oxigenar e inovar o PT, é válido. Estamos felizes com a percepção de que essa agenda da renovação pode unificar o partido”, avaliou.

Para a composição, Elen e Jacó, bem como os demais petistas presentes, indicaram algumas “condições mínimas”, como o estabelecimento de calendário fixo de reuniões do diretório estadual (a atual gestão realizou apenas duas em dois anos), a criação de um conselho político com a participação dos movimentos sociais, o respeito a autonomia dos diretórios municipais, a construção conjunta para definição de tática eleitoral em 2020, e a melhoria dos “instrumentos de controle, acompanhamento e transparência das finanças partidária”. Ao todo, o documento elenca 20 compromissos.

A eleição para a direção estadual do PT não é direta. Os filiados votarão no dia 8 de setembro para a eleição de delegados estaduais. Os grupos políticos terão a quantidade de delegados proporcionais ao número de votos que receberam. No Congresso do partido, em outubro, a candidatura que tiver o apoio de maior número de delegados se elege para dirigir o partido por um mandato de quatro anos.

Compartilhar