Deputado Niltinho realiza debate sobre Energia Solar na Bahia

A crescente preocupação com o meio ambiente, vinculada a busca pela diversificação da matriz energética, tem impulsionado o debate sobre a geração de energia a partir de fontes renováveis. Atualmente, a Bahia é líder na produção de energia eólica e concentra a maior parte dos projetos de geração e distribuição de energia solar no país.

Buscando aprofundar as discussões, o deputado estadual Niltinho realizará o debate “Energia Solar na Bahia: Incentivos e Avanços”, no próximo dia 05 de setembro, a partir das 14h30, no auditório jornalista Jorge Calmon, da Assembleia Legislativa da Bahia.

“A energia solar é uma forma limpa e sustentável de se gerar energia elétrica. Devido ser uma fonte de energia derivada de radiação solar, tem um grande aproveitamento como fonte de calor e luz, sendo uma das tecnologias mais aproveitáveis e promissoras para obtenção de energia”, disse o deputado.

Segundo dados Empresa de Pesquisa Energética (EPE), responsável por planejar, organizar e realizar as licitações e leilões de energia do Governo Federal, a Bahia é onde se concentram a maior parte dos projetos de geração e distribuição de energia solar no país.

“O interior baiano tem um enorme potencial para a instalação de grandes geradores de energia solar pelo fato de oferecer o maior número de dias ensolarados no ano, em comparação com qualquer outro lugar do Brasil. Além disso, os terrenos possuem bom preço de compra e oferecem uma topografia favorável a esse tipo de projeto, já que muitas áreas são totalmente planas”, pontuou o deputado.

Além das potencialidades de exploração dessa energia o uso da mesma permite não somente a criação de valores relacionados a sustentabilidade ambiental, mas também a redução de emissões de gases de efeito estufa, redução do uso de combustíveis fósseis, geração de empregos e desenvolvimento tecnológico.

Compartilhar