Salvador tem alto risco para deslizamentos e chuvas para os próximos dias

O acumulado é de 37 mm em apenas uma hora

A chuva forte que atingiu Salvador na manhã desta quinta-feira (11) provocou alagamentos em avenidas e fez a Codesal elevar para alto o risco de deslizamentos de terras. A previsão é de continuidade de chuvas moderadas para os próximos dias.

A chuva começou por volta das 10h35 na região da Federação. O acumulado é de 37 mm em apenas uma hora. O acumulado das últimas 96 horas apontam que choveu 66 mm em Salvador. A chuva alagou o campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a avenida Adhemar de Barros, em Ondina. No Comércio, o trânsito ficou lento.

Ainda de acordo com boletim enviado pela Codesal, a previsão meteorológica indica possibilidade de continuidade de chuvas nas próximas horas.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alerta na tarde desta quinta-feira (11) indicando que Salvador tem alto risco para deslizamentos e chuvas para os próximos dias.

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) informou que em função do alerta do Cemaden aumentou o nível de atenção para o período. “Há alerta de chuvas fracas a moderadas, a qualquer hora do dia. Há risco para alagamentos e deslizamentos de terra”, afirma Sóstenes Macedo, diretor da Codesal.

Nesta manhã foram registradas pela Codesal 18 alagamentos de imóveis, nove ameaças de desabamentos, uma ameaça de desabamento de muro, sete ameaças de deslizamentos, duas árvores ameaçando cair, 21 avaliações de imóveis alagados, quatro deslizamentos de terra, cinco infiltrações e uma orientação técnica.

Compartilhar