Prefeitura lança aplicativo exclusivo para taxistas

Cerca de 1,4 mil táxis já estão cadastrados

Já testado durante o Carnaval, o aplicativo Taxi Mobi, exclusivo para taxistas de Salvador, está disponível gratuitamente para celulares dos sistemas Android e IOS. A novidade, que integra as ações comemorativas da prefeitura pelos 470 anos de Salvador, é uma parceria entre a Secretaria de Mobilidade (Semob) e o Consórcio União Táxi.

Até o momento, 1,4 mil táxis já estão cadastrados, mas a meta, segundo o secretário de Mobilidade, Fábio Mota, é que toda a frota de 7,2 mil veículos seja cadastrada. “Nossa avaliação inicial é positiva”, afirma Mota, explicado que, além de funcionar como aplicativo, o TaxiMobi será também uma plataforma de gestão da prefeitura. “Vamos ver em tempo real, por exemplo, onde estão todos esses táxis e remanejar para áreas que estejam com maior demanda de passageiros”, explica.

Para o usuário, além da comodidade, será possível uma comunicação direta com o motorista, para monitoramento do trajeto e localização de itens perdidos, por exemplo; e com a prefeitura, em caso de queixas e reclamações. O aplicativo ofertará corridas com descontos de 20% aplicados na bandeira 1. Ao se cadastrar, o taxista precisa disponibilizar foto e informações pessoais e sobre o veículo.

“Na verdade, com a chegada dos aplicativos, os taxistas ficaram de fora. Estamos oferecendo a possibilidade deles entrarem no mercado tecnológico”, completa Fábio Mota.

Depois de baixar o TaxiMobi, o usuário precisará realizar um cadastro e logo depois já começar a utilizar o serviço. A ferramenta do localizador precisa estar ativa para que o aplicativo acione sua localização. Na sequência, o usuário deve informar o local de destino. A tela seguinte disponibiliza o valor estimado da corrida, a distância da quilometragem percorrida e o tempo da viagem.

Na tela também estará disponível a opção de pagamento, que pode ser em dinheiro, cartão de débito ou crédito. Além disso, existem dois ícones na mesma tela. A opção “Preferências” para que usuário informe o número de passageiros e se há bagagens e a alternativa “Agenda”, que possibilita a marcação do dia e hora da corrida.

Compartilhar