Nelson Leal será aclamado hoje na Presidência da Alba

O acordo para o nome atendeu a um pedido do governador Rui Costa (PT), que queria que o novo presidente da AL-BA fosse definido dentro do grupo governista

A Assembleia Legislativa da Bahia já está funcionando a todo o vapor e o deputado Nelson Leal (PP) deverá ser aclamado hoje como presidente da Casa sucedendo Angelo Coronel (PSD).  Ele ficará no cargo no biênio 2019-2020. O acordo para o nome do pepista atendeu a um pedido do governador Rui Costa (PT), que queria que o novo presidente da AL-BA fosse definido dentro do grupo governista. O petista deixou claro que não gostaria de ver um futuro comandante do Legislativo baiano ser decidido com o apoio da oposição. “Chegamos a um acordo para sermos mais um instrumento para ajudar a Bahia a se desenvolver. Agradeço aos amigos, agora é continuar trabalhando e começarmos um novo desafio. Conversamos com os quatro candidatos, despindo de qualquer vaidade. O fundamental foi o entendimento entre a gente, nosso grupo político”. Pelo pacto, o parlamentar Adolfo Menezes (PSD), que também aspirava o posto, será o presidente no biênio 2021-2022.

Empresário e produtor, Nelson Leal é sócio-fundador da Associação dos Produtores de Mangas de Livramento de Nossa Senhora, APROMAL. Ele cursou o Primário na Escola Anexa Centro Educacional João Vilas Boas, 1980, e o Secundário no Centro Educacional João Vilas Boas, Livramento de Nossa Senhora – BA, e no Colégio Alfred Nobel, Salvador, 1987. Cursou Engenharia Civil na Universidade Católica do Salvador, 1990 a 1996. Foi também vice-presidente do diretório acadêmico da Faculdade de Engenharia Civil, Universidade Católica do Salvador, 1992.

Outras cadeiras

Os nomes que irão compor a Mesa Diretora foram definidos pelos blocos da bancada governista. A deputada Ivana Bastos, integrará a Mesa, assumindo uma das vice-presidências, como cota do PSD. Ela é a segunda mulher na composição. A primeira foi anunciada  trata-se da deputada Maria Del Carmen, com a 1ª secretaria. Já foram confirmados também, Alex Lima (PSB) como 1º vice-presidente. No campo da oposição, o deputado Tom Araújo deverá ir para a 2ª secretaria.

O petista Rosemberg Pinto substituirá o deputado federal eleito Zé Neto na liderança governista. A bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa da Bahia elegeu o deputado estadual Marcelino Galo como novo líder. O deputado assume o cargo no lugar do colega Joseildo Ramos e será responsável por liderar a maior representação partidária da Casa Legislativa, por um período de dois anos.

O deputado estadual reeleito Targino Machado (DEM) foi oficializado como o novo líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O deputado Sandro Régis será o líder do Democratas na legislatura e Marcell Moraes ficará na liderança do bloco PSDB/PSC. Para liderar o bloco composto pelo Patriota, PRB e PSL foi definido o nome do Pastor Tom.

 

Compartilhar