De olho na periferia, Uber lança versão levíssima para celulares mais simples

Uber Lite roda com mais eficiência em 90% dos aparelhos; veja outras novidades

Um aplicativo que ocupa o mesmo espaço na memória do smartphone que três selfies: essa é a proposta do Uber Lite, mais nova forma de utilizar o famoso serviço de compartilhamento de carros. O app chega com o objetivo de aumentar ainda mais a clientela da Uber no Brasil – segundo mercado global da empresa –, de olho, especialmente, em moradores de periferias que não dispõem de celulares de última geração.

Com apenas 4.8 MB, o Uber Lite, que pode ser baixado mesmo quando o sinal de internet não colabora muito, foi uma das três grandes novidades apresentadas pela companhia – duas delas valendo para os clientes baianos – durante o “Uber: Destino Brasil”. O evento realizado no Espaço Villa-Lobos, em São Paulo (SP), reuniu diretores internacionais da companhia, nesta terça-feira (25).

Segundo Manik Gupta, vice-presidente de produtos na Uber, o Uber Lite “funciona em condições ruins de acesso, em locais onde a internet não é estável”. “Além disso, ele é simples de usar e foi redesenhado de forma a trazer essa simplicidade ao usuário”, destacou, durante a apresentação do novo app.

Manik Gupta explica como pedir um carro com apenas quatro toques em app

Concebido diante da experiência de usuários, que relatavam a dificuldade de acesso ao aplicativo de 58 MB num celular mais simples, o Uber Lite torna o serviço mais acessível, alcançando agora 90% de brasileiros que usam smartphones Android com tecnologia ate 2014. O novo app já pode ser baixado na Google Play Store, e a versão beta do Uber Lite já está disponível para download para todos os usuários brasileiros em t.uber.com/ubermaisleve.

Atualmente, a Uber tem uma clientela no Brasil que equivale a cerca de 10% da população – são 22 milhões de usuários ativos, o que faz do país o segundo com mais clientes, atrás apenas dos Estados Unidos.

“No Brasil, onde o crescimento da plataforma acontece de forma mais acentuada nas regiões metropolitanas das capitais, o Uber Lite trará ainda mais possibilidades para as pessoas se movimentarem”, observou Gupta, ao destacar que o número de viagens nas periferias aumentou bastante no último ano.

Segundo Adriana Gomes, diretora de marketing da Uber para o Brasil, a campanha de divulgação do Uber Lite, que estreia em 15 de outubro, terá como mote o baixo consumo de dados durante o uso do novo aplicativo. “Até na campanha vamos economizar os dados dos usuários”, adiantou, ao exibir peças publicitárias sem fotos ou vídeos.

Adriana Gomes fala sobre conceito da campanha do Uber Lite

Novidade com desconto
A segunda novidade anunciada no evento, e também válida para os usuários da Bahia, foi o Uber Cash, uma carteira digital que reúne várias formas de créditos pré-pagos para que os usuários possam se locomover em um dos carros da empresa ou pedir refeições pelo Uber Eats de um modo mais fácil e eficiente.

O Uber Cash torna mais fácil o uso do aplicativo para quem não tem cartões de débito ou crédito – um em cada três brasileiros não possui conta bancária. Além disso, o produto dá até 5% de descontos para quem comprar créditos usando cartão.

“Queremos que todos no Brasil possam ter acesso à Uber. Para isso, é necessário aceitar cada vez mais formas de pagamento, mas queremos que a experiência seja ainda mais fácil do que é hoje”, explicou Rob Daniel, diretor de produtos financeiros da companhia.

Rob Daniel fala sobre o aumento de pessoas que usam Uber nas periferias

Ele também relatou dificuldades identificadas na operação com dinheiro, após o advento da forma de pagamento no Brasil, e destacou que o novo app tem como ideia reduzir essa experiência negativa tanto de usuários quanto de motoristas parceiros – como a questão envolvendo a falta de troco. Agora, mesmo quem não tem cartão de crédito ou débito, poderá usar o novo app e evitar tocar em dinheiro após a viagem.

O Uber Cash fica disponível no próprio app da Uber a partir desta quarta-feira (26). “Com o Uber Cash, usuários têm a possibilidade de comprar créditos pré-pagos em mais de 285 mil lojas físicas, assim como já fazem com recarga de celular, ou então ter desconto de até 5% no pagamento com cartões de crédito ou débito”, explicou.

“É possível adicionar dinheiro no Uber Cash com antecedência, planejando seus gastos e ao mesmo tempo tendo a mesma experiência de pagamento com cartão”, concluiu Rob Daniel.

Pool reformulado
Ainda indisponível para os usuários baianos, o Uber Pool, que reduz drasticamente o preço de uma viagem ao colocar, no mesmo carro, pessoas que seguem para destinos semelhantes, foi totalmente reformulado, a fim de reduzir as experiências negativas relatadas por clientes e motoristas parceiros.

Os primeiros a experimentar o novo modelo de viagem compartilhada serão os paulistas. Essa foi a terceira grande novidade anunciada nesta terça, e promete trazer rotas mais eficientes ao sugerir pontos onde os usuários se encontrarão com os motoristas – ou seja, pequenas caminhadas até locais estratégicos.

Com isso, as viagens se tornam mais rápidas, além de oferecer um desconto de, em média, 30% no valor do Uber X, sem qualquer alteração no pagamento do motorista parceiro.

“Em quase 40 cidades em todo o mundo nós usamos tecnologia para colocar mais pessoas em menos carros, dividindo viagens. Sabemos que os usuários adoram a acessibilidade do Pool, mas eles queriam uma experiência mais consistente”, afirmou Ethan Stock, diretor de produtos compartilhados da Uber, ao explicar que o app foi completamente reconstruído.

“Um sistema novo que pede para usuários andarem alguns quarteirões para encontrar o motorista parceiro e outros usuários, fazendo com que as viagens fiquem mais rápidas, acessíveis e previsíveis”, mencionou.

Motoristas beneficiados
Durante a apresentação das novidades, a Uber também revelou uma parceria com a rede de postos Ipiranga, que vai oferecer até 5% de desconto no preço da gasolina para os motoristas parceiros da Uber em todo o Brasil. Ao todo, são mais de 500 mil pessoas rodando de Uber no pais atualmente – a empresa não informa os dados por estado ou cidade “por questões estratégicas”.

Segundo a companhia, o acordo inédito foi construído ouvindo os próprios motoristas parceiros. “A parceria com a Ipiranga é a primeira do tipo em todo o mundo e acreditamos que ela vai impactar positivamente os ganhos dos motoristas parceiros no Brasil”, destacou Federico Chester, diretor de desenvolvimento de negócios da Uber na América Latina.

Outra parceria que vai beneficiar os motoristas parceiros foi fechada com a fintech Zen Finance, criando um microcrédito para o financiamento de kits de gás natural. Assim, o motorista parceiro que se interessar por um combustível alternativo de baixo custo poderá financiar sua instalação, sem burocracias e com parcelas de até R$ 100, descontados diretamente do pagamento semanal. O projeto deve ser iniciado como piloto na Região Sul, a partir de outubro.

Atualmente, a Uber está presente em 11 cidades baianas. São elas: Barreiras, Feira de Santana, Itabuna e Ilhéus, Jequié, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

Acesse os links abaixo para saber mais sobre cada umas das tecnologias anunciadas.

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