Salvador terá mais um dia D da vacinação contra pólio e sarampo

O horário de atendimento será estendido até às 20h em cinco salas de vacinação da capital

A cada dez crianças baianas que precisam ser imunizadas na campanha de imunização contra poliomielite e sarampo, seis foram vacinadas até agora. Apesar de ser maioria, o índice de 67,22%, que foi divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), nesta quarta-feira (29), está longe do ideal determinado pelo Ministério da Saúde, de 95%.

Por todo o estado, 272 mil crianças ainda precisam ser imunizadas. A campanha busca imunizar crianças entre 1 e 5 anos e iria até sexta (30). A baixa adesão, no entanto, levou o Ministério da Saúde a orientar a realização de um Dia D da vacinação, que será realizado sábado (1º) em todos as cidades que não atingiram a meta. A priori, a campanha não será prorrogada para além do sábado.

Atualmente, o Brasil enfrenta dois surtos de sarampo: no Amazonas, que já computa 1.211 casos, sendo 6.905 em investigação, e em Roraima, com o registro de 300 casos da doença, sendo que 70 continuam em investigação. Já foram confirmados 7  óbitos por sarampo, sendo 4 em Roraima (3 em estrangeiros e 1 em brasileiro) e 3 óbitos no Amazonas (todos brasileiros).

Por toda a Bahia, a situação não é animadora e em Salvador não é diferente. Até aqui, somente 44% das 134 mil crianças que deveriam ser imunizadas na capital foram vacinadas, um valor que é considerado baixo tanto por Sesab quanto pela Secretaria Municipal de Saúde. Por conta da baixa cobertura, a SMS realiza mutirões de vacinação dentro das escolas e creches da rede pública de ensino. A ação começou nesta quarta e acontece em 21 unidades espalhadas pela capital.

Além disso, o horário de atendimento foi estendido até as 20h, em cinco salas de vacinação, desde quarta. Depois das 17h, os postos de referência funcionarão exclusivamente para a imunização das crianças que fazem parte do público-alvo da campanha.

“Apesar de todos os esforços da Secretaria da Saúde, a cobertura vacinal na capital ainda está bastante abaixo do esperado. Estamos com as equipes mobilizadas e traçando novas estratégias para garantir o alcance da meta de proteger pelo menos 95% da população elegível na nossa cidade. Mas todo o empenho do poder público será em vão se os pais e responsáveis descuidarem na vacinação das crianças. Todos nós somos responsáveis em manter nossa cidade livre dessas doenças”, destacou Luiz Galvão, secretário municipal da pasta.

Para além da rede pública de ensino, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia (Sinepe/BA) emitiu um comunicado para que aproximadamente 2 mil escolas particulares elaborem medidas de conscientização para que o maior número de crianças seja vacinado.

O superintendente Jaime David Cardoso, assessor da diretoria do Sinepe, contou que “algumas escolas já haviam feito campanhas internas com os pais. Houve outras que, com o pedido do Sinepe, estão buscando agendar a realização da vacinação no espaço da escola”.

Os esforços para que pais e mães baianas levem suas crianças aos postos de vacinação acontecem de forma conjunta. O Ministério Público do Estado da Bahia expediu uma série de recomendações a 13  municípios espalhados pelo interior para que sejam empreendidos esforços que convoquem as pessoas à imunização. São eles: Barreiras, Irecê, Valença, Cairu, Presidente Tancredo Neves, Campo Formoso, Antônio Gonçalves, Cotegipe, Catu, Dias d’Ávila, Ilhéus, Salvador e Itiúba.

O promotor de Justiça Rogério Queiroz, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Cesau), explicou que “os municípios terão 30 dias, contados do término da campanha de vacinação, para lançar os dados da cobertura vacinal no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (Sipni), do Ministério da Saúde. O acompanhamento do MP será realizado a partir desses dados. Ele ainda informou que cada paciente vacinado precisa ser registrado no sistema de forma individual para que o acompanhamento seja feito de forma mais precisa.

UNIDADES ESCOLARES QUE RECEBEM VACINAÇÃO ATÉ SEXTA-FEIRA

Creche Escola Magalhães Neto
Creche Sonho de Criança
Creche Renascer
Escola Municipal Caridade e Abrigo
Associação Cristão Feminina
CMEI Calabar
Escola Pirantini
CMEI Nova Esperança
CMEI Pio Bittencourt
Escola Motivar
Escola Tempo de Aprender
Escola Municipal Santo André
Colégio Ópera
Escola Fabilane
Creche Virgem de Almudena
Escola Jesus nos Guia
CMEI Cecy Andrade – Manhã
Escola CMEI Pernambues – Manhã e Tarde
Creche e Pré Escola Primeiro Passo Mata Escura – Manhã
CMEI CSU de Pernambués
Escola Municipal Perminio Leite – Manhã e Tarde
CPPP Malê Debalê
CMEI Helcio Trigueiros
CMEI Uruguai – Manhã e Tarde
Escola Inacio de Loyola – Manhã
Escolinha Turma da Mônica – Tarde
Primeiro Passo Bom Jesus – Manhã e tarde
CMEI Álvaro Bahia – Manhã e tarde
Pré-Escola Creche Primeiro Passo Subúrbio – Manhã e Tarde
Escola Municipal Margarida Brito – Manhã e tarde
Creche e Pré-Escola Primeiro Passo Ilha Amarela – Manhã e Tarde

Lista dos postos que funcionarão com horário estendido a partir desta quarta-feira (29)

– USF CLEMENTINO FRAGA (ANTIGO 5º CENTRO DE SAÚDE) – AV. CENTENÁRIO, S/ Nº, BARRIS
– MULTICENTRO AMARALINA – AV. VISCONDE DE ITABORAY, 113, AMARALINA
– MULTICENTRO LIBERDADE – RUA LIMA E SILVA, Nº 217, LIBERDADE
– 12º CENTRO DE SASÚDE ALFREDO BUREAU – RUA JAIME SALPONICK, S/Nº, CONJ. GUILHERME MARBACK
– CENTRO DE SAÚDE JOSÉ MARIANE – AVENIDA DORIVAL CAYMMI, S/Nº, ITAPUÃ

Compartilhar